A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) convida a sociedade mineira para fazer parte da rede de Mobilização Social, cuja atuação no estado, informa e estimula o interesse por questões pertinentes à saúde. Gestões municipais, órgãos governamentais, ONG´s, associações, empresas privadas e todos os cidadãos podem ser parceiros da SES-MG nesse propósito. “Levar informações de credibilidade sobre promoção da saúde, prevenção de doenças, cuidados com o corpo, com a mente, alertar cada um dos mineiros acerca da importância em manter hábitos saudáveis. Esta é a nossa meta e, para cumpri-la com êxito, fazemos este chamamento à sociedade: seja parceiro voluntário desta missão, que tem como compromisso, a saúde”, ressalta o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Blitz educativa para conscientização sobre medidas preventivas da covid-19 em Janaúba (SRS Montes Claros)

O trabalho desenvolvido pela equipe de Mobilização da SES tem início na comunicação social do Nível Central, em Belo Horizonte, de onde é pulverizado para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS), que orientam os municípios de suas respectivas jurisdições, abrangendo o processo de participação popular nos 853 municípios do Estado de Minas Gerais. A partir do alinhamento entre todos os envolvidos, as ações são executadas no sentido de que o conhecimento chegue a todos os cidadãos. Normalmente, oficinas de capacitação, de teatro, e de reciclagem de resíduos são algumas das ações desenvolvidas pelo Núcleo, que também trabalha com blitzes educativas, palestras e panfletagem.

De acordo com a assessora-chefe de Comunicação Social da SES-MG, Virgínia Silva, no último ano, houve mudanças na forma de mobilizar as pessoas. “Nesses tempos de pandemia, precisamos nos adaptar às circunstâncias e por isso tivemos que suspender atividades que geram aglomerações. Por meio das redes sociais, que têm sido nossas principais ferramentas, levamos informação, conhecimento e notícias até as pessoas”, completa.

Mobilização Social

O Núcleo Estadual de Mobilização Social em Saúde atua como serviço público de saúde desde 2004 e em 2017 foi oficializado como Rede Estadual de Mobilização Social em Saúde, por meio da Resolução SES/MG Nº 5663, que instituiu a Rede para envolver o cidadão na execução dos programas de prevenção e promoção da saúde no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde. A Resolução estabelece como objetivo da Rede: convocar a participação civil na execução dos programas de prevenção e promoção da saúde; sensibilizar autoridades públicas, dirigentes e demais membros de instituições governamentais, não governamentais e comunidades para agirem como corresponsáveis pela saúde pública; ampliar a abrangência do processo de participação popular a todo o Estado; propiciar uma melhor coordenação da estratégia de mobilização social junto às Unidades Regionais de Saúde; e – incentivar a identificação, a criação, quando necessário, e a manutenção de Núcleos de Mobilização Social junto aos Municípios.

Serviço

Para participar como parceiro voluntário da Rede de Mobilização Social em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, entre em contato pelo e-mail: mobilizacao@saude.mg.gov.br ou pelo telefone/WhatsApp: (31) 9 8272.0553

Por Lila Alves