A Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), que contempla 39 municípios da região central de Minas Gerais, realizou, na última sexta-feira (12/2), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), uma reunião virtual com os representantes da Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica.

O objetivo do encontro foi demonstrar dados atualizados do painel de Monitoramento e manejo de contatos de casos suspeitos e confirmados de covid-19 bem como as informações atuais dos Programas da CAS. Foram apresentados aos novos coordenadores de Atenção Primária e de Vigilância Epidemiológica cada programa da coordenação com interface na Atenção Primária à Saúde (APS), como Saúde da Mulher e da Criança, Promoção à Saúde, financiamento de APS, fluxo de credenciamento de equipes de atenção primária, Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Saúde Bucal, Orientações covid-19 para APS, além dos programas de interface com a Vigilância Epidemiológica, como Controle da hanseníase, imunização, IST-AIDS e Hepatites Virais, entre outros.

Crédito: Leandro Heringer

Segundo a assessora da CAS da SRS-BH, Mariana Dayrell, a reunião proporcionou alinhamento entre as ações dos municípios: “O início do ano foi conturbado, pois alguns municípios mudaram a gestão municipal e ainda estavam completando as equipes de gestão dos programas da saúde. Além disso, tivemos o início da ação de imunização contra a covid-19. Então essa reunião foi uma atualização da última videoconferência realizada com os municípios no dia 23/12, em que passamos as principais informações sobre os programas da coordenação com interface na APS e falamos sobre o Painel de Monitoramento. Foi uma espécie de fechamento do ano 2020 e agora reabrimos 2021 com novos encontros virtuais”, explicou.

A assessora reforçou ainda que as ações conjuntas da Atenção Primária e da Vigilância Epidemiológica favorecem a eficácia e efetividade das ações nos territórios: “Os dados epidemiológicos favorecem o planejamento mais assertivo das ações”, pontuou.

A coordenadora da Atenção Primária do município de Moeda, Massae Carvalho Santos, destacou o papel estratégico da Unidade Regional de Saúde (URS): "Para mim, é uma experiência ótima. Estou aprendendo muito, ainda mais, neste contexto de pandemia. Trocamos ideias e se não fosse a ajuda da Regional o município seria prejudicado. É uma vivência única, interessante e importante", frisou.

Por Leandro Heringer