Mantendo o foco nas ações voltadas para a conscientização da população quanto à importância da promoção da saúde e a e prevenção de doenças, no levantamento concluído, na última semana (12/2), pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), aponta que em janeiro foram realizados 1.310 eventos organizados pelos municípios em parceria com outras instituições públicas e privadas. Entre as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS’s) da SES-MG, a de Montes Claros ficou em quinto lugar com a realização de 66 ações de mobilização.

Os destaques ficaram por conta da mobilização da população com relação à prevenção contra a covid-19, bem como o início da campanha de vacinação contra a doença, contemplando primeiramente os idosos residentes em instituições de longa permanência (ILPI); os profissionais de saúde; os indígenas e os deficientes físicos (maiores de 18 anos) assistidos em residências inclusivas. Ao todo foram 497 ações realizadas referentes à covid-19, nos municípios de Minas Gerais.

Crédito: Vacinação dos profissionais de saúde no município de Gameleiras

Também em janeiro, os municípios deram continuidade ao trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungnya e zika vírus com 168 ações realizadas em todo o Estado. Ações relativas à saúde mental; tabagismo; prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; assistência às gestantes e aos recém-nascidos e estímulo à vacinação de crianças, jovens e adultos contra vários tipos de doenças, também, foram relatadas por 768 núcleos municipais de mobilização social atuantes em todas as regiões de Minas Gerais.

Entre os municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros que relataram a realização de ações de promoção à saúde e de prevenção estão: Catuti, Jaíba, Janaúba, Jequitaí, Gameleiras, Mirabela, Monte Azul, Montes Claros, Montezuma, Novorizonte, Rio Pardo de Minas e Santa Cruz de Salinas.

Crédito: Blitz educativa no município de Janaúba

Nessas localidades, além de chamar a atenção da população para o controle da proliferação do Aedes aegypti e, com isso, conter o avanço das arboviroses, a campanha de vacinação contra a covid-19 foi o destaque predominante.

As ações foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e em blitzes educativas nas vias públicas com o intuito de chamar a atenção da população para a importância de se manter os cuidados para se evitar a propagação do novo Coronavírus: o uso de máscara; a higienização constante das mãos; o distanciamento social e evitar a aglomeração de pessoas.

Por Pedro Ricardo