A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) acompanha de perto os efeitos da pandemia do coronavírus na região Triângulo Norte e já está tomando todas as medidas cabíveis. A SES-MG está agindo rapidamente para que nenhum paciente fique sem assistência médica.

A equipe de Sistema Estadual de Regulação Assistencial esteve presencialmente em Coromandel e transferiu, neste final de semana, cinco pacientes das cidades de Coromandel e quatro de Monte Carmelo - ambas na macrorregião Triângulo Norte, para Divinópolis, na região Oeste do estado além de outros transferidos ao longo da semana.

Foram mobilizados médicos e enfermeiros para a assistência aos pacientes durante o transporte aeromédico, realizado em parceria com o Batalhão de Operações Aérea (BOA) do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG), além do acompanhamento por parte do Governo Federal e da FAB.

As Centrais Regionais de Regulação Assistencial acompanham ininterruptamente as solicitações de vagas e avaliam as condições clínicas dos pacientes para a transferência. Participam também da operação, as Regionais de Saúde de Uberlândia e Divinópolis, que apoiam localmente as operações de remoção junto aos SAMUs locais, que são responsáveis por garantir a estabilidade clínica dos pacientes e realizar o transporte terrestre até o ponto de embarque na aeronave; além das parcerias das secretarias municipais de saúde de Monte Carmelo, Coromandel e Divinópolis. Outros atores da SES, como a Subsecretaria de Vigilância em Saúde por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Minas), e a Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde, por meio da Coordenação Estadual do Serviço Móvel de Urgência, têm apoiado a operação.

“Não mediremos esforços para que nenhum cidadão mineiro fique sem atendimento. Mas, peço, encarecidamente à população, que faça sua parte. A pandemia não acabou, portanto, as medidas preventivas devem ser seguidas e intensificados neste momento. Fiquem em casa e se cuidem ao máximo”, afirma o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral.

Falta de Oxigênio
Em relação a falta de oxigênio, o Governo de Minas Gerais, por meio de suas Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Econômico, tem acompanhado e monitorado o consumo de oxigênio e outros insumos e suprimentos relacionados ao enfrentamento da covid-19 em todo o estado. O monitoramento abrange o acompanhamento do consumo junto aos municípios e/ou prestadores, bem como, em alguns casos, conversas diretas com fornecedores estratégicos.

O Governo está atento em relação aos estoques e condições de fornecimento dos principais insumos e suprimentos médicos associados à pandemia. Eventuais anormalidades serão pontualmente corrigidas ou mitigadas.

O município de Monte Carmelo recebeu hoje uma doação de 60 cilindros de oxigênio, que serão suficientes para equilibrar a unidade hospitalar neste momento.

Por Priscilla Fujiwara e Virgínia Silva