A Regional de Saúde de Montes Claros concluiu, nessa quarta-feira (3/2), a entrega da segunda remessa de vacinas aos 54 municípios que compõem a sua área de atuação. No início dessa semana (1/2), 24 municípios foram contemplados com o recebimento de insumos e outras 30 localidades que integram as microrregiões de saúde de Janaúba/Monte Azul, Bocaiúva e Coração de Jesus, na quarta-feira, receberam as vacinas Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com o Laboratório chinês Sinovac, além da Cosvishield, desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. Desde a saída dos imunizantes da rede de frios até a chegada às Secretarias Municipais de Saúde (SMS's), o transporte dos imunizantes contou com escoltas da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para uma maior agilidade e segurança na entrega.

Crédito: Pedro Ricardo

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Regional de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, ressaltou que mesmo com o repasse de nova remessa de vacinas contra a covid-19, os municípios deverão continuar dando prioridade à vacinação de idosos que moram em asilos ou instituições de longa permanência; indígenas; trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente covid-19 e pessoas com deficiência, maiores de 18 anos, que são assistidas por residências inclusivas.

“A vacinação de pessoas integrantes de outros grupos só poderá ser realizada depois que os integrantes desse grupo prioritário, da primeira etapa da campanha de imunização, forem contemplados com o recebimento das duas doses das vacinas”, frisou a coordenadora.

Vacinômetro

Até o momento desta sexta-feira (5/2), 18.528 pessoas dos 86 municípios que compõem a Macrorregião de Saúde do Norte de Minas foram vacinadas contra a covid-19. Desse total, 11.327 pessoas já vacinadas dos 54 municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros. Mais 25 municípios que pertencem à Regional de Saúde de Januária com 6.389 pessoas vacinadas e outras 812 pessoas que foram imunizadas em sete municípios integrantes da área de atuação da Regional de Saúde de Pirapora.

O acompanhamento da vacinação em Minas Gerais está sendo feito por uma ferramenta de monitoramento criada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), denominada Vacinômetro.

Qualquer cidadão pode acompanhar quantas pessoas já foram imunizadas no Estado no total; por grupo prioritário; município; microrregião; macrorregião ou regional e, também, a quantidade de doses de vacinas enviadas às regionais e das regionais aos municípios.

Para saber mais, acesse: coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro

Por Pedro Ricardo