No mês de janeiro, a Regional de Saúde de Ubá distribuiu as doses das vacinas contra a covid-19 aos 31 municípios de sua abrangência. Até o momento, foram duas remessas recebidas do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), pela regional, nos dias 19 e 29/1, totalizando 14.840 doses do imunizante CoronaVac e 4.000 doses do AstraZeneca.

Crédito: Keila Lima

Nessa primeira etapa de vacinação, foram contemplados os profissionais de saúde da linha de frente covid-19; pessoas com 60 anos ou mais residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI); pessoas institucionalizadas maiores de 18 anos; portadores de deficiência institucionalizados e a população indígena vivendo em terras indígenas demarcadas.

Nas duas remessas de Coronavac, Regional de Ubá reservou metade das doses em sua Rede de Frios para evitar eventuais problemas como explicou o responsável pelo setor de imunização da Regional, Wallan MacDonald: “A segunda dose deve ser administrada dentro de duas semanas (14 dias), após a primeira aplicação, e pelo fato de alguns municípios não possuírem condições adequadas para o armazenamento, as doses ficam armazenadas aqui. Essa medida foi implantada para evitar, também, que seja administrada a primeira dose sem que haja a segunda dose já reservada; o que poderia ocasionar a perda de vacinas. A AstraZeneca também requer o reforço, porém, a segunda dose é aplicada após 12 semanas. Tudo foi planejado seguindo as orientações do MS e SES-MG para garantir uma campanha eficiente”, pontuou.

A distribuição das doses para os 31 municípios contou com o apoio logístico das forças de segurança do Estado: Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). “Estamos satisfeitos em participar dessa boa notícia para a população, respeitando os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e pela SES-MG. A distribuição foi feita no dia útil subsequente ao recebimento das doses de vacina. Acompanhando a aplicação das doses, percebemos a agilidade com que as equipes municipais de imunização estão trabalhando”, ressaltou a diretora da Regional de Saúde de Ubá, Aline de Almeida Prado.

Para acompanhar o número de pessoas já vacinadas, até o momento, acesse: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro

Por Keila Lima