A Regional de Saúde de Leopoldina recebeu na última sexta-feira, 29/1, a segunda remessa de vacinas contra a covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). A logística, assim como no primeiro envio, contou com a parceira da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e as forças de segurança estaduais: Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).

Crédito: Gustavo Santos Ribeiro

Nessa segunda etapa, a Regional de Leopoldina recebeu ao todo 3.740 imunizantes da AstraZeneca/Oxford e CoronaVac do Butantan, que começaram a ser distribuídos, conforme as orientações da Nota Informativa Vacinação Covid-19, nos quinze municípios da região a partir dessa segunda-feira (1/2).

O gerente regional de saúde de Leopoldina, Renan Guimarães de Oliveira, destacou a importância da chegada desse segundo lote e a continuidade no processo de vacinação: “Essa segunda remessa permite a continuidade das ações de imunização nos territórios municipais atendendo aos grupos prioritários. É mais um passo dado de esperança em busca de dias melhores”, afirmou.

A SES-MG, conforme critério estipulado pelo MS, orienta a aplicação das vacinas seguindo os grupos prioritários: profissionais e trabalhadores de saúde da linha de frente covid-19; pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; pessoas institucionalizadas portadoras de deficiência, maiores de 18 anos, e população indígena aldeada.

Por Gustavo Santos Ribeiro