A Regional de Saúde de Januária recebeu pela manhã, na última quinta-feira (28/1), no Aeroporto de Januária, as novas doses de vacinas contra a covid-19. A operação contou com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) que fez a escolta até o prédio da regional. Nessa segunda-feira (1/2), as doses das vacinas foram distribuídas aos municípios de abrangência da regional, com hora marcada e escolta da PMMG durante o trajeto. A distribuição foi feita conforme diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde (MS), com as definições dos grupos prioritários.

Crédito: Giuliana Dias

A Regional de Januária informou aos municípios os cuidados e critérios que devem ser adotados e observados de acordo com as notas técnicas disponíveis, principalmente, o controle do intervalo ideal entre a aplicação da primeira e segunda doses da CoronaVac, bem como da AstraZeneca.

Nesse contexto, a diretora da regional de saúde de Januária, Ioná de Carvalho Lisboa, ressaltou a importância do recebimento das doses de vacina contra a covid-19 de forma tão precisa e ágil, garantindo aos municípios da região a continuidade da campanha de vacinação contra a covid-19 e destacou, também, que o apoio da PMMG foi de grande importância para o cumprimento da logística estabelecida o que gerou segurança aos envolvidos na operação.

Grupo prioritário

CoronaVac: