A Regional de Saúde de Montes Claros recebeu, nessa segunda-feira (1/2), 14,7 mil doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Até esta quarta-feira (3/2), 54 Secretarias Municipais de Saúde da região devem receber o imunizante.

Nesta semana, foram repassadas a segunda dose das vacinas CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan de São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac – e AstraZeneca – Universidade de Oxford. A entrega vai possibilitar aos municípios a conclusão da imunização do grupo prioritário orientado pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) – idosos em instituições de longa permanência; indígenas em aldeias demarcadas; deficientes físicos, maiores de 18 anos, residentes em instituições e trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente no combate à covid-19. A previsão é que 17,2 mil pessoas sejam vacinadas.

Crédito: Pedro Ricardo

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, esclarece que a nova remessa de vacinas entregue aos municípios possibilitará a ampliação do número de pessoas imunizadas: “À medida que a população for imunizada, a tendência é de que haja diminuição gradativa das notificações de casos graves da covid-19, levando à uma diminuição das demandas de atendimentos nos serviços de saúde dos municípios e, também, nos hospitais”, observou a superintendente.

Microrregiões

Os 23 municípios que compõem as microrregiões de saúde de Taiobeiras, Salinas e Francisco Sá já receberam a segunda remessa das vacinas, além de Montes Claros. Nesta quarta-feira (3/2), a Regional de Saúde concluirá o trabalho de entrega de vacinas para os 31 municípios. Serão contempladas as microrregiões de saúde de Janaúba/Monte Azul, Bocaiúva e de Coração de Jesus.

No caso da vacina da AstraZeneca, a previsão é que, entre os 54 municípios que integram a área de atuação da regional, sejam vacinados 8,7 mil trabalhadores em saúde. Os municípios com maior número de pessoas que poderão receber a vacina são: Montes Claros (4,5 mil); Janaúba (687); Bocaiúva (369); Salinas (312) e Taiobeiras (259).

Em 25 municípios, que integram a Regional de Saúde de Januária, a previsão é que sejam vacinados 1,9 mil trabalhadores em saúde com a vacina da AstraZeneca. Por outro lado, para sete municípios, que pertencem à Regional de Saúde de Pirapora, foram repassadas vacinas para imunização de 951 trabalhadores em saúde – Pirapora (442), Várzea da Palma (199) e Buritizeiro (169).

Vacinômetro

Até o início desta semana, já haviam sido vacinadas 12,4 mil pessoas em 86 municípios que compõem a Macrorregião Norte de Minas. Desse total, 10,4 mil são trabalhadores da saúde; 695 idosos residentes em asilos; 24 deficientes físicos assistidos por residências inclusivas e 1,2 mil indígenas aldeados.
O acompanhamento da vacinação em Minas Gerais está sendo feito por uma ferramenta de monitoramento criada pela SES-MG, o Vacinômetro, por onde são divulgados, por exemplo, o número de pessoas imunizadas e a doses distribuídas no estado.

Mais informações, acesse: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro

Por Pedro Ricardo