A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) abre inscrições para a Capacitação sobre a vacinação contra a covid-19, que será ofertada na modalidade educação a distância, no formato autoinstrucional (sem tutor), com certificação na conclusão. O objetivo é fornecer orientações sobre a organização da campanha de vacinação contra a covid-19 e informações sobre os imunobiológicos utilizados, além de subsidiar a elaboração de planos de contingência para a vacinação.

Os candidatos poderão se inscrever até dia 14/02/2021, por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico, disponível em:  https://forms.gle/bWXP1Y9bawgZBJ4L6

A atividade terá carga horária de 12 horas e a formação tem como público os profissionais trabalhadores da Atenção Primária à Saúde e Equipe gestora das secretarias municipais de saúde do estado de Minas Grais. Serão disponibilizadas, inicialmente, 1.000 vagas, preenchidas pela ordem de chegada das inscrições válidas. Podem se inscrever para a capacitação os candidatos que atenderem aos seguintes requisitos:

• Atuar na Atenção Primária à Saúde e/ou na equipe gestora das secretarias municipais de saúde;
  • Trabalhar ou residir no Estado de Minas Gerais;
  • Possuir conhecimento básico na utilização de internet.

Estrutura do curso

A capacitação, ofertada por meio da Assessoria de Educação a Distância, está organizada em uma parte introdutória, que irá apresentar informações sobre a organização da campanha de vacinação contra a covid-19, bem como dados sobre quais vacinas serão utilizadas. Já a segunda parte, vai abordar a elaboração dos Planos de Contingência para a implementação adequada da vacinação.

O resultado do processo de inscrição e a lista com os nomes de todos os candidatos contemplados serão divulgados no site da ESP-MG, em 15/02/2021. A disponibilização da capacitação no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) acontecerá ainda em fevereiro e todos os alunos selecionados serão comunicados por email.
É necessário que o e-mail utilizado na inscrição seja pessoal e esteja digitado corretamente, já que os comunicados formais sobre a capacitação, bem como o envio de login de acesso, ocorrerá por meio do e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Vacinação

O primeiro lote de vacinas contra a covid-19 chegou ao estado em 18 de janeiro e no dia seguinte começou a ser distribuído para todos os 853 municípios mineiros. Todas as cidades do estado já receberam as vacinas e iniciaram a imunização do grupo prioritário da primeira fase do Plano Nacional de Imunização. Até o momento, de acordo com o site vacina.mg.gov.br, que é atualizado diariamente pelas secretarias municipais de saúde, já foram distribuídas no estado 496.160 vacinas dos imunizantes da AstraZeneca e da CoronaVac (simultaneamente) e aplicadas 167.827 doses. Lembrando que tanto a vacina CoronaVac, quanto a vacina AstraZeneca possuem aplicação em duas doses. O que diferencia é o intervalo dessas doses. Para quem tomou a CoronaVac, o intervalo é de 2 a 4 semanas. Já para quem tomou a vacina AstraZeneca, o intervalo é de até 12 semanas.
Nesta primeira etapa estão sendo vacinados os profissionais de saúde (que atuam nas equipes de vacinação, equipes de instituições de longa permanência e os profissionais diretamente envolvidos com pacientes suspeitos e confirmados para covid-19); pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência; pessoas a partir de 18 anos, com deficiência e que morem em residências inclusivas e a população indígena que vive em terras indígenas.

Para mais informações sobre o curso, acesse:

e-mail: eadespmgcurso02@gmail.com
WhatsApp:  (31) 3291-4733 (por mensagem de texto).

Clique aqui e acesse o formulário eletrônico para a inscrição.

Por Vívian Campos/Ascom ESP/MG