A região ampliada de saúde do Norte de Minas, composta por 86 municípios, recebeu, no início da tarde da última quinta-feira (28/1), a segunda remessa de vacinas contra a covid-19 transportada em avião da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Ao todo a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) destinou 23.620 doses de vacinas para as Regionais de Saúde de Montes Claros, Januária e Pirapora. A prioridade de vacinação continua sendo de trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento da Covid-19; idosos institucionalizados e indígenas.

Crédito: Regional de Montes Claros

Hoje, as respectivas Regionais de Saúde iniciam o repasse dessa segunda remessa de vacinas aos 86 municípios que integram as suas áreas de atuação. Também será entregue aos municípios a segunda dose da vacina CoronaVac, para complemento da imunização das pessoas que já receberam a primeira dose.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, ressaltou que a chegada da nova remessa de vacinas “possibilitará aos municípios intensificar a imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS) o que, consequentemente, viabilizará a redução das internações e a morte de pacientes em virtude das complicações decorrentes da covid-19”, frisou.

Seringas

Além das vacinas, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros já repassou 232 mil seringas agulhadas para os 38 municípios que integram sua área de atuação, como parte das providências tomadas para a implementação da campanha de vacinação contra a covid-19. Nesta e nas próximas semanas, outros 16 municípios, que ainda possuem insumos em estoque, deverão providenciar a retirada de mais 77 mil seringas no almoxarifado da SRS.

Ao todo, para os 86 municípios da região ampliada de saúde no Norte de Minas, a SES-MG disponibilizou 543,7 mil seringas.

Por Pedro Ricardo