Para atender mais de 400 mil pessoas em 2020, a Farmácia de Minas de Belo Horizonte se adaptou às necessidades impostas pela pandemia e assim manteve o atendimento ágil, de qualidade, com respeito e atenção aos seus usuários.

Somente neste ano foram abertos 11.779 novos processos de medicamentos, sendo dispensados 34.181.896 unidades de medicamentos do componente especializado, utilizados no tratamento de doenças raras, de baixa prevalência ou de uso crônico prolongado.

O jornalista Alexandre Dutra é usuário da Farmácia de Minas de Belo Horizonte há mais de 15 anos e, mesmo pertencendo ao grupo de risco, comparece à farmácia para buscar seu medicamento. “O atendimento durante a pandemia para mim está sendo excelente. No início eu estava com muito medo devido à aglomeração, mas desde o início foi montada uma estrutura muito boa e muito rápida”, disse. Alexandre também afirma que o aumento do prazo, durante o início da pandemia, para a retirada do medicamento foi outro facilitador para que ele comparecesse com mais segurança à farmácia. “Inicialmente eu retirava o medicamento todo mês e o prazo, durante o início da pandemia, foi expandido para três meses. A renovação do medicamento pelo médico também contou com o prazo ampliado, o sistema de retirada do medicamento ficou mais ágil. Essas melhorias foram muito boas e positivas. Estou muito satisfeito, o atendimento sempre foi muito bom, nunca tive problemas e, sempre quando faço uma sugestão de melhoria, sou ouvido e atendido”, disse.

Desde o início da pandemia da covid-19, ao longo do ano, a Farmácia de Minas de Belo Horizonte também readaptou seus serviços para a segurança e saúde de todos:

Entrega dos medicamentos de hemodiálise diretamente nas clínicas parceiras

Cerca de 1.400 pacientes de tratamento para anemia na insuficiência renal crônica e que possuíam elevado risco de contaminação pelo novo coronavírus não precisaram se deslocar para a Farmácia de Minas em busca do medicamento. A Coordenação da Assistência Farmacêutica da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) estabeleceu parcerias com clínicas de três municípios da região metropolitana para que os pacientes recebessem o medicamento diretamente nas sessões de hemodiálise.

Entrega do medicamento em Casa

Em parceria com o aplicativo de mobilidade urbana 99 Táxi, a Farmácia de Minas de Belo Horizonte realizou 10.269 entregas de medicamentos para usuários com diagnósticos de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A iniciativa teve como objetivo proteger os pacientes do grupo de risco da covid-19 do contato com ambientes externos e ajudar na redução do fluxo de pessoas na farmácia.

Controle de entrada considerando-se a capacidade interna e o distanciamento necessário, e orientações na fila sobre o distanciamento

Atualmente, os usuários da Farmácia de Minas de Belo Horizonte entram na farmácia em grupos de 20 a 30 pessoas e recebem orientações para manter o devido distanciamento, não gerando nenhum tipo de aglomeração no interior da farmácia.

Atendimento feito por profissionais com EPI adequados e a limpeza mais frequente dos espaços

Os funcionários da Farmácia de Minas de Belo Horizonte também receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados para a realização do atendimento neste momento de pandemia. Guichês, cadeiras e banheiros estão sendo limpos com cada vez mais frequência.

Disponibilização da Declaração Autorizadora

Documento disponível no MG APP e pelo site: www.saude.mg.gov.br, para que representantes possam retirar medicamentos nas unidades da Farmácia de Minas.

Incentivo ao uso das plataformas digitais

Incentivo à consulta de disponibilidade prévia de medicamentos pelo aplicativo MG APP ou pelo site www.cidadao.mg.gov.br.

A coordenadora da Farmácia de Minas de Belo Horizonte, Patrícia Oliveira, ressalta que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem buscado cada vez mais reduzir o deslocamento dos usuários e, consequentemente, a formação de filas na Farmácia, além de outras medidas adotadas frente à covid-19. “É importante que, para a segurança e saúde do usuário, ele compareça no dia e horário para a retirada do medicamento, conforme agendamento realizado presencialmente pelo próprio usuário no dia do seu último atendimento. Buscamos cada vez mais reduzir o deslocamento dos usuários e, consequentemente, a formação de filas na farmácia, mas também contamos com a colaboração de todos”, disse.

Neste fim de ano, a Farmácia de Minas de Belo Horizonte segue o decreto estadual de feriados e pontos facultativos. Somente nos dias 31/12 e 01/01 não haverá atendimento. Quanto às demais unidades do estado, o paciente pode acessar o site da Secretaria: www.saude.mg.gov.br para consultar a sua unidade.

Mais informações em:

https://www.saude.mg.gov.br/obtermedicamentos

Por Alessandra Maximiano