O Medicamento em Casa é uma das estratégias de combate à pandemia da covid-19 em Minas Gerais. Iniciado há mais de sete meses na Farmácia de Minas de Uberlândia, os pacientes elencados no grupo de risco recebem os medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) em suas casas.

Uma das 1090 pessoas beneficiadas pelo Projeto em Uberlândia é a Carolina Alves de Amorim, de 69 anos, que tem doença pulmonar crônica e por cinco vezes teve a medicação entregue em sua casa no ano de 2020. “Foi uma linda inciativa da Secretaria Estadual de Saúde, que está protegendo não apenas o paciente de risco que pode ter um quadro agravado pelo coronavírus, mas os familiares, mostrando a preocupação com toda a cadeia de contaminação”, elogiou a filha da paciente da Farmácia de Minas, Adriana Alves Machado.

Quando o Projeto foi iniciado em maio havia parceria com a empresa de mobilidade urbana 99, e na segunda etapa vigente desde setembro, a Unidade Regional de Saúde de Uberlândia alterou o formato da entrega, utilizando apenas recursos do Estado. O servidor Luís Natal de Mello Passagem está há três meses participando ativamente das entregas. “Tenho 34 anos de serviço público e estou muito feliz por este novo ciclo na minha carreira. Fico emocionado em ver a alegria e o acolhimento carinhoso dos pacientes ao receber os remédios em casa. É muito gratificante, sem palavras para expressar meu sentimento”, conclui o senhor Natal.

A Farmácia de Minas em Uberlândia apresentou uma diminuição significativa no fluxo de pacientes atendidos diariamente. “O Projeto auxiliou na organização interna do atendimento de todos os pacientes, além disso, estamos protegendo a saúde das pessoas do grupo de maior risco ao levar os medicamentos”, destacou Sissi Ribeiro, farmacêutica e coordenara do Medicamento em Casa da Regional de Saúde de Uberlândia.

Além do Medicamentos em Casa e adoção das medidas sanitárias preconizadas pelo Ministério da Saúde, diversas estratégias estão sendo adotadas para evitar aglomerações na Farmácia de Minas, são elas: aumento da capacidade de dispensação por mais tempo, entrega dos medicamentos aos pacientes que fazem tratamento pelas clínicas de hemodiálise, pacientes do grupo de risco podem preencher a declaração autorizadora para um terceiro retirar a medicação, e sendo imprescindível que o paciente compareça somente no dia do agendamento do recibo, pois a capacidade de atendimento é distribuída de forma sistematizada ao longo dos dias úteis do mês.

Medicamento em Casa

Os pacientes contemplados recebem uma ligação na véspera do próximo atendimento agendado, para informar sobre a entrega. Por isso é importante que o cadastro esteja atualizado, e pode ser feito pelos canais de atendimento do Whatsapp (31) 98282-4324 e e-mail medicamentoemcasa@saude.mg.gov.br – informando nome completo, CPF, telefone e endereço completo. Caso não recebam o contato prévio, os pacientes devem comparecer normalmente na sede da Farmácia de Minas.

Além de Uberlândia, o Projeto está contemplando pacientes em Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Juiz de Fora, Pouso Alegre e Teófilo Otoni.

Por Lilian Cunha