A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, participou no dia, 22/12, da cerimônia de apresentação do Laboratório de Pesquisa e Diagnóstico em Biologia Molecular da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Foto 6

Na ocasião, o diretor da Faculdade de Medicina do Mucuri, João Vítor Leite Dias, ressaltou a importância do Laboratório de Pesquisa e Diagnóstico em Biologia Molecular para a macrorregião de Saúde Nordeste nesse cenário da pandemia da covid-19. “A nossa região tem suas carências assistenciais e também suas assimetrias sociais. A chegada de um equipamento para a saúde pública, fortalece a nossa região no combate ao novo coronavírus”, declara.

O evento seguiu com a apresentação de um vídeo da infraestrutura criada. Em seguida, foi dada a palavra a algumas personalidades que contribuíram para a construção do laboratório.

No final, o professor e coordenador Geral do Comitê Técnico Científico e Multidisciplinar criado para estruturar a resposta do Campus do Mucuri, da UFVJM, à necessidade de enfretamento da covid-19, Leonel de Oliveira, fez um retrospecto de todo trabalho realizado, desde o planejamento à implantação do Laboratório. “Temos hoje uma estrutura de primeiro mundo, com um nível de biossegurança 3, numa escala de classificação que vai até no máximo 4, numa instituição pública, que está a serviço da sociedade local”, declara Leonel.

O professor também ressaltou as etapas que ainda precisam ser superadas para o efetivo funcionamento do Laboratório como o credenciamento, insumos e logística do recebimento e entrega dos exames. “Alguns acordos de cooperação já estão sendo construídos com o Estado de Minas Gerais e outras instituições”, afirma.

Para o professor do curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (FACSAE) e um dos coordenadores do Comitê Técnico Científico e Multidisciplinar, Rogério Fernandes Macedo, o credenciamento junto à SES-MG é fundamental e pode gerar o benefício de acesso aos insumos.

Além dos exames relativos à covid-19, após a pandemia, o Laboratório poderá realizar exames relativos a outras enfermidades como dengue, febre amarela, zika, chikungunya, entre outras.

O evento foi transmitido pelo canal do FAMMUCidade: Medicina para a Comunidade no YouTube.

Por Déborah Ramos Goecking