Frente à pandemia, o Governo de Minas planejou e executou muitas ações para controlar a disseminação do vírus SARS-Cov-2, o que minimizou os impactos da doença no estado e fez com que Minas Gerais tivesse a menor taxa de óbitos do Brasil. Hoje (23/12), são 53,2 óbitos por 100 mil habitantes. Uma das estratégias utilizadas no enfrentamento da pandemia é o Painel de Monitoramento de Contatos de Casos Suspeitos e Confirmados de Covid-19 ou Contact Tracing.

A ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) visa a identificação oportuna de casos, por meio da busca ativa de contatos próximos às pessoas detectadas com covid-19.

Segundo o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, o isolamento dos casos suspeitos e confirmados e seus contatos são medidas efetivas imprescindíveis para controlar a propagação da doença causada pelo novo coronavírus. “O Contact Tracing, junto à telemedicina, tem demonstrado ser um método muito eficiente para conter as cadeias de transmissão da covid-19”, afirma Amaral.

A construção desse mecanismo que rastreia e acompanha contatos foi fundamentada na atuação integrada entre Atenção Primária à Saúde (APS) e Vigilância em Saúde (VS); contou com a criação de um painel pela equipe da Sala de Situação, e também com a funcionalidade do Aplicativo Saúde Digital MG – Covid-19.

A utilização da tecnologia da informação é essencial para o sucesso dessa estratégia, que incorpora a telemedicina e processos automatizados ao monitoramento, que potencializa os resultados finais, principalmente pela magnitude do número de contatos próximos envolvidos em cada caso e pelos desafios decorrentes do rastreamento manual via equipes de APS e VS municipais.

“Para possibilitar o acompanhamento desta ação no estado e fornecer subsídios para a gestão, os dados epidemiológicos disponibilizados pelas equipes da APS dos municípios são compilados pelas equipes estaduais, da APS e VS, e o indicador originado é monitorado, a fim de subsidiar as tomadas de e também para que se possa proceder com as intervenções necessárias na Rede de Atenção à Saúde (RAS), em seus diversos níveis de atenção”, explica Camila Helen de A. S. Oliveira, superintendente da Atenção Primária à Saúde.

O indicador trabalhado, inicialmente, é a proporção de casos que tiveram seus contatos rastreados. Ele permite mensurar o quantitativo de contatos nos municípios, monitorados pelas equipes de APS. Dessa forma, pode ser propiciado um maior controle sobre a pandemia, podendo diminuir a taxa de transmissão da covid-19 no estado. A meta proposta para os meses de novembro e dezembro de 2020, de rastrear pelo menos 50% dos casos, foi ultrapassada, estando em 54,37%, até o momento.

Para auxiliar as equipes municipais, responsáveis pelo preenchimento do Painel, na incorporação da tecnologia e automatizar a rastreamento diário dos contatos, o monitoramento também pode ser realizado pelo aplicativo Saúde Digital MG–Covid-19, tecnologia de telemedicina doada temporariamente ao Estado pela empresa Techtools. Uma das funções do app é “boot”, que direciona mensagens para os contatos e verifica qualquer indício de início de sintomas. Médicos, enfermeiros e psicólogos estão disponíveis via telemedicina para consulta e fornecimento de prescrições de exames e medicamentos, ou seja, é o Estado de Minas Gerais levando os profissionais de saúde para dentro da casa dos mineiros.

“Embora tenhamos todo auxílio da tecnologia, recomendamos sempre que as equipes de APS tentem manter o vínculo e, que de alguma forma, consigam acompanhar os pacientes em isolamento”, reforça a superintendente.

Acompanhe aqui Perguntas e Respostas sobre o Monitoramento

Por Lila Alves