Hoje (17/12), foi realizada uma videoconferência entre os serviços do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) dos municípios de Ervália e São Francisco do Glória e a Regional de Saúde de Ubá, com o objetivo de orientar e alinhar a ação de supervisão clínica institucional. Essa supervisão foi instituída em Minas Gerais e financiada pela Resolução SES 7168 de 2020, os supervisores clínicos institucionais são profissionais de nível superior, com formação em saúde mental, que não pertença ao quadro de profissionais dos CAPS’s, pois dentro dos serviços que executam está a tarefa de discutir e apoiar a melhoria dos projetos terapêuticos; fomentar a criação de espaços coletivos para discussão da política e cuidado ofertado, além de executar ações relacionadas a redução de danos, que possam estimular a autonomia e protagonismo dos usuários.

Crédito: Keila Lima

Nove municípios na área de abrangência da URS/Ubá foram contemplados com recursos estaduais para a execução da supervisão clínica no CAPS. Os demais municípios deverão iniciar o processo até fevereiro de 2021, de acordo com as normas da resolução vigente. “Já podemos perceber resultados favoráveis para a melhoria dos serviços, pois a supervisão clínico institucional é um mecanismo que sustenta a responsabilidade compartilhada da equipe, facilita o diálogo para que as diferentes questões possam ser expostas e possibilita que os casos e as situações sejam manejadas com seus desafios e surpresas inerentes ao trabalho da atenção psicossocial”, afirmou a referência técnica em Saúde Mental da regional, Fabiana Érica de Souza.

A equipe do CAPS I "NovaMente" de São Francisco do Glória participou da videoconferência e, durante o encontro, relatou que a supervisão clínico institucional tem sido um momento enriquecedor. “Estamos conseguindo sair da visão comum, do dia a dia, adquirindo crescimento profissional por meio da troca de experiências. O olhar da supervisão permite enxergar o jeito que vemos os casos, olhando para o nosso fazer profissional e nos colocando num novo lugar criativo. Tem sido um espaço cheio de desejos que permitem construir novas estratégias de cuidado, ao mesmo tempo que propicia um cuidado também ao profissional, que tem tido suas angústias amparadas e acolhidas”, falou a coordenadora do CAPS I de São Francisco do Glória, Rubia Eliza Pedrosa.

“É gratificante ver que a nossa Regional de Saúde tem proporcionado a implementação de serviços que seguem as diretrizes e premissas de cuidado em saúde mental prevista na Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Reforma Psiquiátrica. É um trabalho técnico, que resulta em uma qualidade de vida muito melhor para os pacientes da Saúde Mental das nossas regiões”, afirmou a Diretora da Regional de Saúde de Ubá, Aline de Almeida Prado.

Por Keila Lima