Para discutir a Política Estadual de Saúde Mental, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu no dia 1º/12 a Comissão de Saúde da Assembleia Estadual de Minas Gerais (ALMG).

Participaram da reunião o presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado estadual Carlos Pimenta (PDT); o vice-presidente, deputado estadual Wilson Batista (PSD) e o membro efetivo da comissão, deputado estadual Jean Freire (PT).

Estiveram presentes também os deputados estaduais Cássio Soares (PSD), Ana Paula Siqueira (Rede), Andreia de Jesus (Psol) e Ione Pinheiro (DEM), além da participação remota do deputado Zé Guilherme (PP). Foram recebidos pelo secretário da SES-MG Carlos Eduardo Amaral; o secretário adjunto Luiz Marcelo Cabral e o subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Marcílio Magalhães.

“É fundamental o engajamento do poder público na construção de diretrizes para garantir ações efetivas para a população. A saúde mental é uma área da saúde de extrema sensibilidade e é também uma de nossas preocupações”, pontua o secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral. Ainda segundo o gestor, a Secretaria já desenvolveu cartilhas destinadas aos profissionais de saúde, aos professores, estudantes, pais e responsáveis com orientações específicas para o atual cenário.

Saúde Mental em Minas

O SUS dispõe de serviços que ofertam assistência em saúde mental à população de acordo com sua demanda, respeitando a singularidade e autonomia do usuário na construção e responsabilização pelo seu processo de cuidado. A Política de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas em Minas Gerais preconiza que o atendimento deve ser realizado nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de referência do município, com a coordenação da SES-MG.

Minas Gerais tem uma cobertura de equipes de saúde nas Unidades Básicas de Saúde da Atenção Primária à Saúde nos 853 municípios. Sendo que há aproximadamente 893 serviços de saúde mental. Serviços como o Centro de Atenção Psicossocial atende usuários com sofrimento mental, inclusive aqueles que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas.

Clique aqui e acesse a cartilha Saúde Mental e Atenção Psicossocial frente à pandemia do Coronavírus.

Clique aqui e acesse Cartilha de Saúde Mental e Atenção Psicossocial frente à pandemia do Coronavírus no âmbito escolar - Usuário.

Clique aqui e acesse Cartilha de Saúde mental e Atenção Psicossocial frente à pandemia do coronavírus no âmbito escolar - Profissionais da Educação.

Saiba mais sobre a Política de Saúde Mental em Minas: https://www.saude.mg.gov.br/saudemental

Por Priscilla Fujiwara