A Regional de Saúde de Passos participou do debate guiado da terceira rodada do Conecta SES que foi conduzido pela Subsecretaria de Gestão Regional (SUBGR) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) junto aos coordenadores das Unidades Regionais de Saúde (URS’s). O Conecta SES é um projeto criado para promover o compartilhamento entre os setores e os mais de 4,6 mil servidores, com a finalidade de integrar as diversas áreas da saúde. O evento começou em novembro (16/11) e tem previsão de término nesta sexta-feira (4/12).

Realizado no formato virtual, através do canal SaúdeMG SES-MG no YouTube, o debate foi mediado pelo subsecretário de gestão regional, Darlan Venâncio Thomaz Pereira. “O espírito, a essência do Conecta é integrar as pessoas, permitir a articulação delas dentro de um determinado departamento, dentro da unidade regional e entre as unidades regionais”, ressaltou o subsecretário.

Crédito: Regional de Saúde de Passos

Na sequência, ele fez uma breve retrospectiva das fases já realizadas do Conecta SES, elogiando o empenho de todos ao discutirem os temas apresentados e cumprirem o objetivo proposto pelo projeto. “Nós fizemos todas as reuniões nas 28 Unidades Regionais de Saúde e no Nível Central, com todas as equipes das coordenações e das diretorias, com isso, temos 220 atas dessas primeiras reuniões”, pontuou. Após a apresentação inicial, os superintendentes foram convidados a debater as questões propostas: o que deu certo em 2020, o que não deu certo, as entregas do ano e o planejamento para 2021.

A superintendente da Regional de Passos, Kátia Rita Gonçalves, foi uma das convidadas a falar sobre o item “Integração com as unidades regionais”, e destacou a criação dos comitês macrorregionais covid-19, que uniu as regionais de saúde de uma forma positiva: “Hoje não tem mais essa divisão em quatro unidades regionais, hoje é uma só”, disse.

No encerramento, Darlan Thomaz deu a palavra para superintendentes e gerentes regionais avaliarem as rodadas iniciais do Conecta SES, sendo destacado como uma ferramenta importante para encurtar a distância entre as unidades, setores e servidores, conforme observou o gerente regional de saúde de Pedra Azul, Marcelo Barbosa Alves: “O Conecta é uma ferramenta que acaba fortalecendo e motivando os servidores a falarem”, comentou.

Kátia Gonçalves agradeceu à equipe da SUBGR pelos “vários momentos e oportunidades de estarmos juntos, pela troca de experiências” e aos coordenadores da Regional de Passos pelo esforço em se manterem no trabalho presencial durante a pandemia. “É uma equipe muito pequena com uma demanda muito grande. (Os coordenadores) estiveram comigo o tempo todo, do meu lado, e isso fez toda a diferença para que a gente conseguisse chegar aonde chegamos. A gente teve bons resultados nossa regional. Tivemos uma boa caminhada juntos com o Cosems Regional de Passos e, por incrível que pareça, a gente caminhou muito bem com os prestadores neste momento”, ressaltou a superintendente.

Acompanhe o Canal da SES-MG, no YouTube, acesse: https://www.youtube.com/c/SaúdeMGSESMG/featured

Por Enio Modesto