Durante a Live que aconteceu nessa terça-feira (17/11), no Instagram da SaúdeMG, os secretários de Estado e Adjunto de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral e Marcelo Cabral Tavares, falaram sobre a ampliação de testagem para a covid-19 no estado e, também, sobre a publicação do Manual do Diagnóstico, documento que orienta os gestores e profissionais de saúde sobre os novos critérios para indicação de teste da doença.

Crédito: Fábio Marchetto

Desde o dia 6 de outubro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) indica a ampliação da testagem pela metodologia RT-PCR, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), para todos os casos leves de Síndrome Gripal com suspeita de infecção pelo SARS-CoV-2, o novo coronavírus.

“Esta ampliação reflete o esforço que o Governo tem feito para ampliar a rede e aumentar a capacidade de testagem. O objetivo é blindar ainda mais a transmissão da doença no estado. Até o momento, tivemos um aumento de 35,7% na média de exames realizados diariamente”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Até o momento, já foram realizados 580.894 exames, pela metodologia RT-PCR, em Minas. Deste total, 203.490 ocorreram na rede pública de saúde e 377.404 em laboratórios e unidades de saúde privada do estado.

Manual de Diagnóstico

Para sensibilizar sobre a necessidade de executar os critérios dessa ampliação, foi produzido o Manual do Diagnóstico, publicado no site da SES-MG, que orienta os profissionais de saúde e gestores para os novos critérios de testagem da doença no estado.

O secretário de Estado Adjunto de Saúde, Marcelo Tavares, reforça que, de acordo com o novo protocolo, as indicações compreendem todos os casos sintomáticos (graves ou leves) que procurarem os serviços de saúde, e também os óbitos suspeitos. Além disso, a testagem dos contatos próximos de casos confirmados, no contexto de surto, deve ser avaliada e orientada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em saúde (CIEVS).

“O Manual do Diagnóstico contém, também, orientações sobre a forma correta de coleta e acondicionamento de amostras clínicas para o diagnóstico da covid-19, resultados de testes de detecção de anticorpos em indivíduos assintomáticos, período de guarda das amostras (Laboratórios públicos e privados) e fluxo de envio de amostras dos laboratórios da rede pública para o LACEN-MG”, reforça Tavares.

Assista a Live sobre a ampliação de testagem e Manual do Diagnóstico neste link. Clique aqui para acessar o Manual do Diagnóstico.

Por Míria César