Representantes do Centro Estadual de Atendimento Especializado (CEAE), Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata (CISUM), Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina e Fundação Cristiano Varella (FCV) se reuniram para discutir e alinhar ações visando a melhoria dos atendimentos à população da região. O encontro foi realizado no dia 6/11, na sede da FCV, no município de Muriaé.

O gerente regional de saúde de Leopoldina, Renan Guimarães de Oliveira, revela a motivação do encontro: “A reunião surgiu diante da necessidade de se discutir o tempo que alguns pacientes estavam esperando pelo atendimento na Fundação. O CEAE faz o atendimento às mulheres, na área da mastologia e, quando é necessário procedimento cirúrgico, alguma intervenção que necessite de atendimento oncológico, faz o encaminhamento à FCV, através dos municípios de residência dos pacientes”, relatou.

Crédito: Acervo pessoal de Tarcilia Rodrigues Fernandes

Durante a reunião, foram discutidas estratégias para adequar o tempo de espera, para que seja o menor possível. O CEAE irá aperfeiçoar a metodologia de encaminhamento atualmente utilizada para promover agilidade no repasse das informações junto à FCV, que realizará os procedimentos. Em um segundo momento, as ações reorganizadas serão avaliadas.

A secretária executiva do CISUM, Tarcilia Rodrigues Fernandes, destacou o alinhamento das ações promovidas pelo encontro. “Foi importante para promover o estreitamento das relações entre CISUM, CEAE e GRS/ Leopoldina, junto à Fundação Cristiano Varella. Lidamos com pacientes vulneráveis, que não podem esperar. Acredito que agora achamos o caminho”, frisou Tarcilia. Renan Guimarães relatou a importância da discussão: “O encontro foi relevante, pois muitos pacientes que são encaminhados pelo CEAE serão favorecidos com a potencial redução no tempo de acesso à cirurgia e continuidade do tratamento”, finalizou.

Por Gustavo Santos Ribeiro