Com a participação de médicos, enfermeiros e profissionais responsáveis pelo agendamento de exames em serviços especializados, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizou, na última quinta-feira 29/10, um ciclo de palestras sobre a Saúde da Mulher, com enfoque nos tratamentos de câncer de mama e de colo de útero. Realizado por meio de videoconferência, o evento destacou a importância do diagnóstico precoce de doenças que podem ser tratadas e que já contam com serviços especializados em diversos municípios do Norte de Minas.

Ao apresentar o panorama da rede de atenção à saúde da mulher nos municípios sob a jurisdição da SRS/Montes Claros, a referência técnica em saúde da mulher e da criança, Ludmila Gonçalves Barbosa, destacou a importância dos serviços de atenção primária à saúde, que se constituem na porta de entrada dos usuários no Sistema Único de Saúde (SUS). Os profissionais da atenção primária à saúde são os responsáveis pela coleta de material para a realização de exames para o diagnóstico do câncer de colo de útero, contemplando mulheres na faixa etária entre 25 a 64 anos.

Crédito: Divulgação

Para o diagnóstico do câncer de colo de útero a área de abrangência da SRS/Montes Claros conta atualmente com oito laboratórios de citologia já habilitados, sendo cinco em Montes Claros e os demais nos municípios de Janaúba, Francisco Sá e Rio Pardo de Minas. Já para realização de exames de colposcopia e cirurgias de alta frequência, a região possui Centros Estaduais de Atenção Especializada (CEAES) nos municípios de Janaúba, Pirapora e Taiobeiras.

Câncer de mama

Ludmila Barbosa ressaltou que para o diagnóstico precoce de câncer de mama os serviços de atenção primária dos municípios também têm importante função a desempenhar, viabilizando a realização de consultas médicas; investigação de lesões palpáveis e a realização de mamografia para o rastreamento dos casos em mulheres com idade entre 50 a 69 anos. Os exames devem ser realizados a cada dois anos.

Para o diagnóstico do câncer de mama a região possui dez serviços credenciados: Hospital Municipal São Vicente de Paulo, em Coração de Jesus; Hospital Municipal de Francisco Sá; Hospitais Aroldo Tourinho, Dilson Godinho, Santa Casa, Prontosocor e Universitário Clemente de Faria, em Montes Claros; além dos CEAES de Janaúba, Pirapora e Taiobeiras.

Como serviços de referência para o tratamento de câncer de mama, o Norte de Minas conta com duas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) sediadas na Santa Casa de Montes Claros; Hospital Dilson Godinho e o Serviço de Oncologia Clínica do Hospital Dr. Oswaldo Prediliano Santana, sediado em Salinas.

Pacientes com diagnóstico confirmado de câncer tem direito de se submeterem ao primeiro tratamento via SUS no prazo de até 60 dias contados a partir da confirmação do diagnóstico. A referência técnica em saúde da mulher e da criança da SRS/Montes Claros alerta que “o descumprimento da lei sujeita os gestores responsáveis direta e indiretamente a penalidades administrativas”.

Como principais desafios da rede de tratamento de câncer de mama, Ludmila Barbosa, destacou as seguintes questões: mulheres na faixa etária alvo que nunca fizeram rastreamento; baixas coberturas na realização de exames de rastreamento e citopatológicos; diagnóstico tardio; atraso na análise e liberação dos laudos por parte de laboratórios de citologia; dificuldade de acesso de mulheres aos exames da rede secundária previstos em protocolo e o não cumprimento dos 60 dias de prazo para início dos tratamentos a partir da confirmação do diagnóstico de câncer.

Temas

Além da apresentação do panorama da rede de atenção à saúde da mulher, o ciclo de palestras abordou outros temas, entre eles: “Câncer de Mama: o que todo profissional da Atenção Primária precisa saber”. O tema foi abordado pela médica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da SRS/Montes Claros, Carolina Lamac Figueiredo.

Já o fluxo de agendamento das pacientes com alta suspeição de câncer de mama ou de colo de útero foi abordado pela gerente de planejamento em saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Andréia da Cruz.

Por Pedro Ricardo