A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS/ Passos) realizou uma série de oficinas com profissionais municipais de saúde para orientar a atualização do plano de contingência das arbovirores nos municípios. Os planos municipais têm como referência a proposta apresentada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/ MG) às equipes das regionais de saúde em setembro e devem ser atualizados até o final deste mês.

Seguindo orientações da SES/ MG, a Regional de Saúde de Passos criou o Comitê de Enfrentamento às Arboviroses – composto por profissionais de diversas coordenadorias e núcleos da unidade – visando à preparação para o período sazonal por meio da atualização dos planos municipais. É por meio desses instrumentos que os municípios organizam, orientam, facilitam, agilizam e uniformizam as ações voltadas às emergências relacionadas ao mosquito Aedes aegypti – vetor das arbovirores endêmicas dengue, Zika vírus, febre Chikungunya e febre amarela.

As oficinas da SRS/ Passos tiveram como público-alvo os profissionais municipais de atenção primária à saúde (APS), vigilâncias epidemiológica e em saúde, controle de endemias e outros setores das secretarias municipais de saúde. A superintendente da Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, abriu o primeiro dia de oficinas ressaltando a importância do trabalho nos municípios, mesmo em meio à pandemia do novo Coronavírus. “A dengue tem sido um problema para a nossa região há muito tempo”, disse, explicando que as oficinas teriam o objetivo de repassar subsídios e conhecimento para os municípios reestruturarem seus planos, que teriam os mesmos eixos de 2019, mas enriquecidos com novas informações.

Crédito: Enio Modesto

Para a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da SRS/ Passos, Márcia Aparecida Silva Viana, pontuou que “é importante que as pessoas que atuaram no ano passado, no combate às arboviroses, façam parte do comitê de enfrentamento das arboviroses, neste ano, e que contribuam efetivamente com o conteúdo das oficinas do ano passado para a construção do plano de contingência, deste ano”.

Os planos de contingência estadual e municipais preveem várias etapas de ações e estratégias de contenção de epidemias relacionadas às arboviroses. A atualização dos planos municipais deve seguir várias etapas de trabalho, que foram iniciadas em setembro com a apresentação do cronograma de trabalho na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) microrregional.

A previsão é de que as etapas sejam concluídas no início de dezembro, quando será dada ciência à CIB Micro do plano, após a aprovação dos conselhos municipais de saúde. Todas as etapas do trabalho devem ser avaliadas pela Regional de Saúde, que encaminhará o material para a SES/ MG. “Os municípios entregarão o plano para a Regional de Saúde de Passos que irá consolidá-lo e enviá-los para o nível central da SES/ MG”, explicou a referência técnica em arboviroses do NUVEPI, Patrícia Mendes.

Por Enio Modesto