Mantendo o foco nas ações voltadas para a conscientização da população quanto à importância da prevenção da covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, 23 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) realizaram, em setembro, 119 ações de mobilização de prevenção e promoção à saúde. Entre 28 superintendências e gerências regionais que a Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG) possui, o resultado manteve a SRS de Montes Claros entre as seis primeiras que mais realizaram ações de mobilização social.O relatório divulgado pela SES-MG, na semana passada, revela que foram realizadas mais de 2 mil ações de mobilização social em saúde em todo o Estado. O repasse de orientações à população para prevenção da covid-19, mais uma vez, ficou em destaque com 922 eventos realizados, entre palestras, blitzes educativas, barreiras sanitárias, distribuição de materiais informativos, sanitização de ambientes públicos, dentre outras.

Crédito: Município de Matias Cardoso

O controle das arboviroses (dengue, febre Chikungunya, Zika vírus e febre amarela), por meio do combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, também esteve entre as ações com maior foco de atenção por parte dos municípios, juntamente à promoção da saúde da população em geral, com atenção especial aos idosos, hipertensos e diabéticos.

Dentre os 54 municípios que integram a área de atuação da SRS/ Montes Claros, 23 localidades relataram a realização de ações de mobilização: Berizal; Catuti; Francisco Dumont; Francisco Sá; Gameleiras; Glaucilândia; Grão Mogol; Jaíba; Janaúba; Matias Cardoso; Mato Verde; Mirabela; Monte Azul; Montes Claros; Montezuma; Nova Porteirinha; Padre Carvalho; Pai Pedro; Porteirinha; Rio Pardo de Minas; Salinas; Taiobeiras e Verdelândia.

Setembro Amarelo

Além das ações de prevenção da covid-19, no Norte de Minas, a valorização da vida ganhou destaque nas ações implementadas pelos municípios dentro das ações previstas na Campanha do Setembro Amarelo. Além de palestras de conscientização envolvendo os usuários de unidades de saúde, várias localidades realizaram carreatas, passeios ciclísticos e distribuição de materiais informativos em locais estratégicos nas zonas urbanas e rurais.

Crédito: Município de Catuti

A continuidade da campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos, também, movimentou várias comunidades, bem como ações de promoção à saúde com destaque para a alimentação saudável; atenção com a saúde bucal e auditiva; eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti; atenção especial da população quanto à prevenção da tuberculose, leishmaniose tegumentar e visceral; além do controle de pragas urbanas nesta época do ano em que as temperaturas estão mais elevadas.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS/ Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, destaca a importância de os municípios manterem essas ações de mobilização social mesmo em época de pandemia. “Precisamos conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde a fim de que sejam evitadas situações de agravos que podem ser prevenidas mantendo-se uma alimentação e vida saudáveis”, frisou a coordenadora.

Por Pedro Ricardo