A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e as Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora superaram a meta de vacinação da campanha nacional contra a gripe. De acordo com dados lançados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), desde abril deste ano, foram vacinadas mais de 435,4 mil pessoas residentes em 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas. O total de vacinados foi superior aos 422,7 mil, anteriormente estimados pelo Ministério da Saúde (MS).

Neste ano, a campanha foi antecipada em virtude da pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Teve como objetivo reduzir as notificações de síndromes respiratórias agudas graves tendo como causador o vírus Influenza.

A vacinação teve como público-alvo idosos; trabalhadores da saúde, das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; povos indígenas; caminhoneiros; motoristas e cobradores do transporte coletivo; crianças de seis meses a menores de seis anos; pessoas com deficiência; gestantes; puérperas até 45 dias; adultos de 55 a 59 anos e professores de escolas públicas e privadas.

Créditos: Pedro Ricardo

Em 54 municípios que integram a SRS-Montes Claros foram vacinadas 282 mil 112 pessoas, o que representou 10,5 mil a mais do que o público-alvo anteriormente previsto. Com esse resultado, o percentual de cobertura vacinal contra a gripe na área de abrangência da SRS chegou a 103,89%.

Somente os municípios de Fruta de Leite e Verdelândia ficaram com percentual inferior a 90% de vacinação contra a gripe influenza. Isso pode ter acontecido pelo fato do número de pessoas a serem vacinadas nestas duas localidades ter sido estimado a mais pelo MS. Para a realização da campanha, o órgão tomou por base o último censo habitacional realizado em 2010.

Nesta campanha, o número de idosos vacinados na área de atuação da SRS aumentou. O MS havia previsto a imunização de 108 mil 596 pessoas com idade acima de 60 anos, porém foram vacinadas mais de 142,2 mil pessoas nessa faixa etária.

Entre os trabalhadores da saúde a estimativa inicial era de que 24 mil pessoas compunham o público a ser vacinado na área de atuação da SRS de Montes Claros, mas esse número aumentou para 28 mil 995 profissionais.

Em 25 municípios que pertencem à Gerência Regional de Saúde de Januária foram vacinadas 120 mil 077 pessoas, com o percentual de cobertura chegando a 103,2%. Isso porque, foram imunizadas 3 mil 516 mil pessoas a mais do que a estimativa anteriormente prevista pelo MS.

Já em sete municípios que estão jurisdicionados à GRS de Pirapora, o percentual de cobertura vacinal ficou em 96,02%. Para essa região o MS tinha previsão de que 34 mil 660 pessoas compunham o público-alvo da campanha contra a gripe, mas foram imunizadas 33 mil 280 pessoas.

A coordenadora de vigilância epidemiológica da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes avalia que “o resultado da campanha de vacinação contra a gripe foi muito positivo, sobretudo em relação à grande adesão dos idosos. Neste ano, devido à pandemia da covid-19, a população procurou dar uma atenção especial à saúde e a vacinação contra a gripe se constituiu numa medida importante porque aumenta a capacidade imunológica do organismo. Quem tomou a vacina e vier a ter algum problema de síndrome respiratória, possibilitará aos profissionais de saúde avaliar que o problema pode estar sendo causado por outros vírus e não pelo Influenza”, explica Agna Soares.

Por Pedro Ricardo