Dando início às ações da campanha Outubro Rosa, a Superintendência Regional de Saúde de Barbacena promoveu videoconferência sobre a importância da prevenção ao câncer de mama para servidores da regional, na quarta-feira (7/10).

071020 Barbacena Outubro Rosa

Na ocasião, Núbia Stefania, 39 anos, moradora de Janaúba, relatou como venceu o câncer de mama. “Estou feliz em poder compartilhar minha história de amor de Deus por nós e espero conseguir mobilizar sobre a importância do autoexame e de sempre procurar um médico”, pontuou Núbia. Segundo seu depoimento, ela descobriu o câncer mama aos 34 anos de idade, quando sentiu algo de estranho e decidiu procurar um médico. “A doença era algo totalmente desconhecido para mim, inclusive porque não tinha histórico na família, mas eu já tinha uma rotina de autoexame e de fazer a prevenção. Sentia alguma coisa errada que me levava a procurar um médico, então consegui uma consulta, fui à ginecologista, e depois ao mastologista. Fiz mamografia em Montes Claros, e após uma biópsia foram descobertos quatro nódulos malignos”, relatou.

Ela contou que no início teve uma reação de desespero, mas aos poucos foi se acalmando, procurando orientação médica, e destacou: “a cura para mim está ligada principalmente a três fatores: a força de vontade, a fé e a confiança no profissional que está cuidando de você”. Núbia fez uma cirurgia de retirada do tumor e posteriormente todos os tratamentos seguindo as orientações dos profissionais responsáveis. “Me sinto muito especial e honrada por ter conseguido chegar ao fim do tratamento, e quero dizer para vocês mulheres e homens que, qualquer coisa que vocês sentirem, sempre fazerem o autoexame. Se ame, procure um médico. Homem também pode ter câncer de mama. É importante fazer os exames de rotina, não tenha medo de procurar um profissional. O quanto antes você descobrir qualquer coisa, é mais fácil de curar”, enfatizou.

A superintendente regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos, destacou a importância da mobilização contra o câncer de mama e o motivo dessa palestra: “é muito importante que a gente tenha essa consciência de que precisamos ter o autocuidado, fazer o autoexame e estarmos sempre atentos em relação à nossa saúde, por isso convidei a Núbia para contar sua experiência exitosa, e dividir um pouco essa história com a gente”, comentou Hérica.

Outubro Rosa

O câncer de mama é um problema de saúde pública de grande relevância no Brasil. É responsável pela mais frequente causa de morte por câncer no sexo feminino. Cuidar-se, conhecer o seu próprio corpo e ficar atenta (o) a alguns sinais e sintomas são ações importantes para prevenção e combate a essa doença. O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento.

Para o tratamento de câncer de mama, o SUS oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos. O tratamento é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença.

Esclareça suas dúvidas com a equipe de saúde quanto às medidas preventivas e ao acompanhamento de exames complementares e outros procedimentos necessários.

Outras informações estão disponíveis no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/saudedamulher