Os gestores, trabalhadores e coordenadores de vigilância em saúde de 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) estão sendo mobilizados para inscreverem experiências bem-sucedidas de combate às arboviroses (dengue, febre chikungunya, zika vírus) em tempos de pandemia. As inscrições terminam dia 10 de outubro e os melhores trabalhos serão apresentados no Seminário Estadual de Vigilância das Arboviroses que será realizado nos dias 17 e 18 de novembro.

010920 Moc Seminario Arboviroses

O coordenador de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Valdemar Rodrigues dos Anjos explica que neste ano, devido à pandemia da covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) fará o Seminário no formato digital, com transmissão on-line. O acesso será por meio de links que brevemente serão disponibilizados pela Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses.

O Seminário será voltado à participação de profissionais de saúde, entre eles gestores, prestadores de serviços, pesquisadores e representantes de entidades e organizações não governamentais que atuam no controle social. A programação contará com palestras, minicursos e comunicação oral de experiências exitosas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, e do Zika vírus.

Os trabalhos serão selecionados pelo Comitê Estadual de Enfrentamento das Arboviroses. A SES-MG entende que “diante do contexto remoto do seminário, as possibilidades de desenvolvimento dos trabalhos são variadas. Podem conter experiências de um projeto; uma ação finalizada ou uma atividade que ainda esteja em execução. Valorizaremos o processo, as trocas de informações sobre as práticas locais e a criatividade em tempos desafiadores”, ressalta a equipe da Secretaria de Estado da Saúde em ofício enviado aos municípios.

O objetivo da apresentação das experiências exitosas é dar visibilidade às ações realizadas pelos municípios e pelas unidades regionais da SES-MG, além de incentivar, motivar e promover o intercâmbio da troca de experiências e ideias. Os relatos deverão abordar uma das arboviroses e deverão apresentar ações ou experiências de atividades implementadas em campo, em serviços ou setores da saúde.

O texto com o relato da experiência deverá conter, no máximo, 1 mil 500 palavras e preferencialmente deve apresentar um resumo descritivo, citando os envolvidos, recursos necessários, experiências alcançadas e resultados.

Para inscrição de trabalhos, os gestores ou trabalhadores da saúde deverão preencher formulário já encaminhado às secretarias municipais de saúde e enviá-lo para o e-mail dengue@saude.mg.gov.br, com cópia para: sesmgarboviroses@gmail.com.

O responsável da submissão do trabalho deverá ficar atento à confirmação da inscrição que será encaminhada até um dia útil após o envio do e-mail.

Por Pedro Ricardo