O cigarro abre a porta para o coronavírus. Com este slogan acompanhado pela imagem de uma mulher de máscara, porém furada na boca pelo cigarro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) veiculou campanha educativa para conscientizar a população sobre os riscos da relação fumo e covid-19. Impactante e direta, a peça de comunicação chamou atenção não só dos mineiros, mas da associação civil sem fins lucrativos Refleacciona, no México.

A entidade, que trabalha em parceria com o poder público local e federal mexicano em programas de promoção de saúde e bem-estar, solicitou à SES-MG autorização para replicar a campanha. O antitabagismo é um dos focos da Refleacciona, que desenvolve projeto específico em parceria com a Agência de Saúde da Cidade do México para promover o cumprimento da Lei de Controle do Tabaco, monitorando estabelecimentos para que cumpram a lei antifumo e denunciando às autoridades aqueles que não cumprem a legislação.

“A campanha pareceu-nos muito clara e contundente, com o seu slogan e a imagem que reflete a relação mortal entre o tabaco e a covide-19. E estará presente em todo o país, em outdoors, veiculação em jornais, anúncios impressos no metrô. Bem como anúncios televisivos na rede de transportes públicos”, explica a diretora da associação, a cientista-política Valentina Ochoa Vivanco. De acordo com ela, mais de 30 milhões de pessoas devem ser impactadas pela campanha publicitária.

Atualmente, a Refleacciona dá andamento a três projetos de saúde com foco no combate ao fumo: Los Rescatadores Nacional, que incentiva o cumprimento da lei para que haja, no México, mais espaços 100% livres de fumo. Outro programa trabalha pelo endurecimento de leis para controle do tabagismo, incluindo a proibição total de publicidade, de adição de aromatizantes e aditivos nos cigarros; e a campanha de sensibilização sobre a relação mortal entre o tabaco e o novo coronavírus. “Para que as pessoas tenham em mente a importância do controle do tabagismo neste contexto de pandemia”, frisa Valentina.

A assessora chefe de Comunicação da SES-MG, Virgínia Silva, ressalta que, se em tempos regulares a comunicação já tem valor estratégico em uma instituição, durante a pandemia de covid-19 as ações do setor reforçaram seu caráter educativo: “Nosso foco é orientar a população de Minas Gerais sobre prevenção de contaminação do novo coronavírus. Diariamente, emitimos boletins informativos; desenvolvemos, para vários setores da Secretaria, campanhas educativas e alimentamos nossas mídias sociais com informações de teor semelhante ao da campanha antitabagismo: direto e esclarecedores”, avalia Virgínia.

Por Raquel Ayres