Nesta quarta-feira (30/9), o secretário adjunto de Saúde de Minas Gerais, Marcelo Cabral, voltou a falar sobre o protocolo sanitário de retorno às atividades escolares presenciais, no contexto da pandemia da covid-19.
No protocolo, são estabelecidas distâncias mínimas para a realização das atividades escolares presenciais de maneira responsável.

Segundo Marcelo Cabral, “caso a instituição não disponha de espaço para o atendimento a essa indicação, o gestor escolar deverá estabelecer um cronograma para entrada e saída bem como para a utilização de espaços comuns, reduzindo a permanência de grupos de pessoas no ambiente e todos os espaços das escolas deverão ter esse fluxo de entrada e movimento”, explicou.

Créditos: Gil Leonardi/ Imprensa MG

O protocolo sanitário de retorno às atividades escolares presenciais segue orientação do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Além disso, o documento também conta com a contribuição das equipes da Sala de Situação da SES-MG e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

“Esse protocolo caminha em paralelo ao Minas Consciente e tem por objetivo a retomada dessa atividade de acordo com as ondas estabelecidas pelo plano”, destacou.

Prevenção

O secretário adjunto da SES-MG, ainda, pontuou a importância de a população manter os cuidados para prevenção à covid-19.

“De forma geral, reforçamos que é preciso ter em mente as recomendações para manter o distanciamento em lugares públicos e também em momentos de convívio social, não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara sem higienizar e lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão — ou realizar a higienização com álcool em gel 70%.

Por Jornalismo SES