Na manhã da última quinta-feira (3/9), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, por meio dos Núcleos de Epidemiologia e Vigilância em Saúde, promoveu uma oficina de planejamento para controle vetorial 2020/21. O evento foi destinado aos servidores responsáveis pelas ações de supervisão do controle vetorial, vigilância ambiental e entomológica e sistemas de informação, com o objetivo principal de elaborar documentos e estratégias padronizadas para a atividade nos 37 municípios de abrangência da SRS, sendo uma das etapas do planejamento das ações a de combate ao Aedes, neste período pandêmico, compreendido entre outubro/20 e março/21. Contou com a presença do superintendente da SRS, Gilson Soares, e das coordenadoras, Cimara Vieira (epidemiologia), e Wanya Duarte.

Oficina Controle Vetorial SRS Juiz de Fora

Dentre as pautas discutidas podemos destacar: as fragilidades e potencialidades presentes nas equipes de combate às endemias tanto da regional quanto dos municípios; a importância da integração entre todos os núcleos da SRS e a inserção do Agente Comunitário de Saúde nas estratégias de controle vetorial.

A coordenadora em epidemiologia pontuou que “o formato de oficina foi escolhido para dar início ao planejamento de nossas ações de combate à dengue possibilitando que todos os técnicos envolvidos, pudessem compartilhar seu repertório, que é riquíssimo. Nossa pretensão é a de que nossos municípios consigam passar pelo próximo período sem incidências alarmantes de dengue e demais arboviroses”. E Cimara, também, lembrou que “após o levantamento das condições necessárias para a execução das tarefas tanto em campo quanto na sede da superintendência, foram levantados encaminhamentos das ações para possibilitar o cumprimento de uma supervisão eficaz e apoio efetivo aos municípios”, finalizou.

Por Adriana Mendes