A equipe da Sala de Situação da Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG) teve projeto aprovado para o Laboratório SGB de Dados para Governo – Edição Covid-19, que iniciou na terça-feira (1/9). A formação irá contribuir com o desenvolvimento de competências analíticas, visando a tomada de decisões fundamentadas em dados e evidências. Participarão do treinamento três Secretarias de outros Estados e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA-MG), que também tiveram projetos aprovados.

Durante jornada de 10 semanas, uma equipe formada por duas profissionais da SES e dois servidores da Governança Eletrônica da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) irá aperfeiçoar técnicas de tratamento de dados e assim, gerar informações com mais qualidade, com transparência e agilidade. O treinamento será realizado em duas etapas, por meio de videoconferência.

Para a coordenadora da Sala de Situação, Eva Lídia Arcoverde Medeiros, a qualidade da gestão dos dados vai permitir ter novas tecnologias para aprimorar o conhecimento de vigilância. “Vamos conseguir transformar dados em informação de mais qualidade e assim, conseguiremos apoiar com mais efetividade a tomada de decisão por parte do Estado”, reforça.

Ainda segundo Eva, a população vai ganhar muito com transparência da informação e também os municípios, que vão estar de posse desses dados. “Hoje, o gestor municipal apenas gera o dado, ele não consegue o retorno desses dados. A partir deste Laboratório, vamos conseguir propiciar para o gestor municipal um acesso melhor aos dados com qualidade e confiabilidade, o que vai ajudar o gestor no trabalho de ponta”, explica a coordenadora.

Dentre os benefícios propostos pelo SGB, a formação vai propiciar o entendimento e mapeamento de processos e fluxos de dados para o melhor entendimento dos desafios e potencialidades de cada etapa; e ter experiência de desenvolvimento de produtos de dados com metodologias validadas, com apoio de cientistas de dados dedicados.

Para a Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Maria Laura Starling, que também participará da formação, o projeto reflete o trabalho que tem sido feito pela Sala de Situação em cima dos dados da covid. “A aprovação do nosso projeto é uma grande conquista da Sala de Situação, do trabalho em equipe que desenvolvemos na Secretaria. Minha expectativa é de que consigamos melhorar a gestão da informação e do conhecimento. O aprendizado sobre ciência de dados e o conhecimento de novas ferramentas vão gerar novas possibilidades, que serão de grande valia para o trabalho já realizado pela SES, além de auxiliar na Vigilância Epidemiológica”, pontua Starling.

Sala de Situação

A criação da Sala de Situação, que já estava no planejamento da SES-MG para este ano, foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus. Atualmente, todas as 28 Regionais de Saúde do Estado de Minas Gerais têm uma Sala de Situação, onde são compilados os dados e realizadas análises da região, além do acompanhamento dos municípios quanto ao preenchimento correto e tempestivo dos sistemas de informação.

A Sala de Situação da covid-19, em Minas Gerais, atua permanentemente na recepção de informações, análise estatística das bases de dados relacionadas ao sistema de saúde, preparação de gráficos, determinação de indicadores, produção de relatórios e informativos e monitoramento diário de tendências.

No contexto da covid-19, a Sala organiza e processa as informações que, diariamente, chegam das Secretarias Municipais de Saúde e de outras instituições sobre o diagnóstico, testes, evolução dos casos da doença, leitos SUS, dentre outros dados estratégicos para o acompanhamento da pandemia. Ela tem a finalidade de subsidiar a comunicação com os demais atores, a gestão da situação da covid-19 e a tomada de decisões nos diversos níveis - político, estratégico, tático e técnico, tanto para o Estado de Minas Gerais, quanto para os municípios.

A Sala produz, diariamente, o Boletim Epidemiológico, a atualização dos Painéis de Dados da covid-19 e periodicamente Boletins Especiais Epidemiológicos e Assistenciais covid-19 e Boletins de Dados Suplementares. Além disso, acompanha os indicadores do Minas Consciente e a partir deles, gera relatórios semanais e produz relatório diário dos dados covid-19 para a Secretaria Geral e para a Secretaria de Governo.

A Sala de Situação atua de forma integrada com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS-MG), que atualmente acompanha os surtos de covid-19 no estado de Minas Gerais, por meio da Unidade de Resposta Rápida 3. Dessa forma, é uma das principais portas de entrada de dados para a Sala de Situação. Além do CIEVS, a Sala de Situação busca dados em diversos sistemas relacionados à covid-19: o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), o e-SUS VE, o SUSfácil, o SIM e dados internos da SES-MG.

A equipe responsável pela Sala de Situação é composta por profissionais que possuem formação acadêmica em diversas áreas do conhecimento como demografia, engenharia, programação, economia, ciências militares – prevenção e gestão de catástrofes, administração pública, epidemiologia de paisagem, biologia, farmácia, enfermagem. O trabalho desenvolvido garantiu que Minas Gerais, em apenas um mês, saísse do patamar de 40 pontos e atingisse 100 pontos no índice nacional de transparência da covid-19.

Por Lila Alves