O projeto Medicamento em Casa completou três meses de implantação em Divinópolis na última sexta-feira (21/8). Uma parceria com o aplicativo de mobilidade urbana 99 e a Defesa Civil. Desde o início do projeto até a data de hoje foram realizadas 1.228 entregas. Ao todo, o projeto contemplou mais de 500 pacientes. Foram percorridos exatos 3.217,9 km até o momento, na cidade com um investimento que soma quase 15 mil.

Medicamento em Casa

Um dos pacientes contemplados é Regis Amarantes Torres, transplantado há cinco anos, considera a iniciativa muito interessante: “Essa facilidade de entrega do medicamento na minha casa, ajuda a eliminar a possibilidade de adquirir o vírus, pois evito me deslocar. Gostei bastante da iniciativa”, frisou. O serviço não tem custo para o paciente, faz parte das ações de combate à pandemia do novo Coronavírus, o que permiti retirar os pacientes da fila e evitar possíveis aglomerações.

Inicialmente, o projeto atendia às pessoas com doenças pulmonares, atualmente esse público foi ampliado. A coordenadora da Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde de Divinópolis, Rosita Flausino, explicou que umas das estratégias adotadas para adiar o retorno do paciente é programar a entrega de medicamentos para dois meses: “O projeto contempla os pacientes da farmácia municipal de Divinópolis que fazem uso de medicamente do componente especializado. Inicialmente, começamos atendendo os pacientes com asmas e doenças pulmonares. Pacientes com artrite reumatoide e transplantados, também, foram contemplados”, ressaltou.

O Medicamento em Casa adente os municípios de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Uberlândia, Coronel Fabriciano, Teófilo Otoni, Pouso Alegre, além de Divinópolis.

Outras medidas adotadas no município

Desde janeiro, deste ano, os pacientes do componente especializado são atendidos pela Assistência Farmacêutica do município de Divinópolis. O processo de descentralização do atendimento foi conduzido pela Regional de Saúde de Divinópolis e Secretaria Municipal de Saúde e teve o objetivo de reorganizar o atendimento, garantindo a integralidade da Assistência Farmacêutica e um atendimento humanizado aos usuários do município.

Para pacientes que não foram contemplados pelo projeto Medicamento em Casa, o município de Divinópolis disponibilizou o agendamento para a dispensação pelo aplicativo Divinópolis APP. Além disso eles também contam com teleatendimento para marcar o dia e o horário da retirada do medicamento de que precisa. O telefone para agendar é o (37) 3222-9170. Outra medida adotada é que os pacientes da hemodiálise retiram os medicamentos diretamente na instituição hospitalar.

Por Willian Pacheco