A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) reforça as ações de mobilização dos municípios do Norte de Minas para a continuidade da campanha de vacinação contra o sarampo, contemplando pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos. Na quarta-feira, 26, em ofício enviado às secretarias estaduais de saúde, o Ministério da Saúde (MS) comunicou a prorrogação da campanha para 31 de outubro, levando em conta que o vírus do sarampo mantém circulação ativa em 21 estados e, nos últimos três meses, foram confirmados casos da doença em cinco unidades da federação.

Divulgação

No ofício enviado aos estados, a Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde observa que ainda existe um grande número de pessoas suscetíveis ao sarampo por não terem se vacinado. Por isso ressalta a necessidade de “redobrar os esforços sobre as ações de vacinação contra o sarampo, tendo em vista o risco de dispersão do vírus e o consequente aumento do número de casos da doença em todo o país. Essa ação é de suma importância para interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo, sendo também um passo fundamental para o resgate da recertificação da eliminação do vírus no Brasil”, frisa o Ministério da Saúde.

O MS salienta que a vacina tríplice viral deverá ser administrada em todos os adultos com idade entre 20 a 49 anos, independentemente da situação vacinal apresentada. Mesmo que os adultos tenham esquema completo de vacinação contra o sarampo devidamente comprovado no cartão de vacinação, todos deverão receber outra dose da vacina tríplice viral.
Em Minas Gerais, a estimativa é de que aproximadamente 7 milhões de pessoas ainda precisam serem imunizadas contra o sarampo. No estado, o percentual de cobertura vacinal na faixa etária entre 20 a 49 anos está em 24,43%. A meta estabelecida pelo MS é de que a cobertura vacinal deve alcançar 95% do público alvo.

Os 54 municípios que integram a área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros colocam a região entre as cinco do estado que apresentam maior cobertura vacinal contra o sarampo, chegando a 45,78%. Na região, a estimativa do MS é de que devem ser vacinadas 480 mil 471 pessoas. Desse total, mais de 219 mil pessoas já foram imunizadas.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde, Agna Soares da Silva Menezes, ressalta que o público alvo de imunização contra o sarampo deve continuar procurando as unidades básicas de saúde dos municípios para serem vacinadas. Os serviços de saúde já foram orientados no sentido de verificar, por meio das cadernetas de vacinação, se os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) precisam completar o esquema vacinal contra o sarampo. A mesma estratégia deve ser adotada quando os pais ou responsáveis levarem crianças e adolescentes às unidades básicas de saúde para vacinação de rotina”, reforça Agna Menezes.

Outra orientação repassada pela SRS às secretarias de saúde é a de que, para maior adesão do público alvo à vacinação contra o sarampo, os municípios devem adotar várias estratégias. Entre elas está a realização da campanha “extramuros”, ou seja, fora das unidades de saúde e em locais onde haja maior concentração de pessoas. Aliado a isso, as secretarias deverão implementar ações de divulgação e mobilização social.

Paralelamente ao andamento da campanha, os profissionais das unidades de atenção primária à saúde deverão realizar a digitação dos dados no sistema de registro que estiver em vigor na sala de vacina: Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) ou e-SUS AB.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando uma pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias podem aparecer outros sintomas como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade.

Prevenção

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta as características clínicas da doença; idade do público alvo; o fato das pessoas terem adoecido por sarampo durante a vida; ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

A vacina contra o sarampo segue o seguinte esquema: todas as crianças de seis meses a menores de um ano devem ser vacinadas (dose extra). Posteriormente a primeira dose deve ser aplicada nas crianças ao completarem um ano de idade e, a segunda, aos 15 meses.
As pessoas que têm entre 1 e 29 anos que tomaram apenas uma dose da vacina contra o sarampo devem completar o esquema vacinal com a segunda dose. Já, quem não tomou nenhuma dose da vacina deve ser imunizado duas vezes. Por outro lado, pessoas com idade entre 30 a 59 anos que ainda não foram vacinadas deverão tomar uma dose do imunobiológico.

Grávidas

A vacina é contraindicada durante a gestação pois ela é produzida com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral. Além disso, devem manter atualizada a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação para se proteger e proteger o bebê.

Por Pedro Ricardo