Fundação Ezequiel Dias (Funed) recebeu nesta quinta-feira (30/7) cerca de 3,2 milhões de doses de vacinas contra a meningite C que serão disponibilizados para o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. O material, fabricado pela farmacêutica GSK, chegou em voo cargueiro ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.

O voo que trouxe as vacinas veio de Luxemburgo. Trata-se de mais um esforço conjunto entre os setores público e privado para garantir o abastecimento de vacinas à população brasileira, de maneira que não haja ruptura no calendário de cobertura vacinal no país neste momento de pandemia.

A instituição é o único laboratório farmacêutico oficial do país responsável por fornecer ao governo federal as vacinas e, para 2020, estão previstas a entrega de pelo menos 15 milhões de doses. Até o momento, já foram entregues pela Funed 7,3 milhões de doses.

Para a produção do medicamento, a Funed tem parceria com o Laboratório GSK para a transferência de tecnologia do processo produtivo. Neste momento de restrição de transporte internacional por conta da pandemia, esse recebimento permite manter o fornecimento da vacina ao Ministério da Saúde. Segundo o diretor industrial da Funed, Bruno Pereira, “a imunização é uma das melhores formas de proteção contra doenças e, no cenário atual, é cada vez mais importante que os ciclos de vacinação sejam mantidos nos grupos prioritários”.

Certificação da Anvisa 

O Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por atender as Boas Práticas de Armazenagem, conforme diretrizes da Resolução 346/02. A certificação comprova que o terminal de cargas cumpre todos os requisitos para receber cargas sujeitas ao controle da instituição, sobretudo no atual momento de pandemia do coronavírus.

Por Agência Minas