A Regional de Saúde de Ponte Nova, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Nuveast), comemorou os bons resultados obtidos na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A cobertura vacinal total, referente aos 30 municípios que integram a área de abrangência da regional, foi de 102,63%, sendo que a meta recomendada pelo Ministério da Saúde é de 90%; ao todo mais de 98 mil pessoas foram vacinadas.

A referência técnica em imunização do Nuveast, Thiany Silva Oliveira, disse que o resultado foi expressivo e superior ao obtido em anos anteriores. No entanto, as metas totais estipuladas para gestantes (70,89%), crianças (76,27%) e puérperas (86,79%) não foram consolidadas. “Por isso, os municípios devem continuar a busca ativa nas comunidades, pois ainda há tempo de vacinar. Em especial, neste momento de pandemia, torna-se ainda mais importante priorizar a prevenção. A gripe, além de ser um fator que pode confundir o diagnóstico da covid-19, também pode contribuir para o aumento da procura por serviços de saúde”, esclareceu.

Os dados acima referem-se ao consolidado de todas as etapas da campanha, quando foram vacinados os seguintes grupos prioritários: na fase 1, idosos e profissionais de saúde; na fase 2, doentes crônicos, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo, povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa; e, por fim, na fase 3, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e mães até 45 dias após o parto, adultos de 55 a 59 anos e professores das redes pública e privada.

Vale destacar que todos os 30 municípios cumpriram ou superaram a meta estipulada para a campanha na cobertura total, sendo que 16 deles alcançaram o estipulado para crianças. “Parabenizamos o esforço de todos os municípios que, mesmo com as dificuldades de uma pandemia, adequaram suas estratégias para buscar coberturas vacinais de forma segura, tanto para os profissionais de saúde quanto para a população em geral”, enfatizou Thiany Oliveira.

06-07-vacinômetro

Por Tarsis Murad