Nessa terça-feira (23/6), a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, realizou videoconferência com a Secretaria Municipal de Saúde do Município de São João das Missões, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde e Núcleo de Vigilância Epidemiológica, para tratar de assuntos relacionados à população Indígena que habita o território.

O encontro foi uma ação conjunta entre o núcleo de vigilância epidemiológica e a Coordenação de Atenção à Saúde e contou com 13 participantes, entre coordenadores e técnicos da Saúde. O principal objetivo foi orientar o Município no que tange ao enfrentamento da pandemia, reforçando as ações destinadas ao cuidado com a população indígena Xacriabá, considerando suas especificidades culturais, territoriais e de acesso aos serviços de saúde, frente ao caso positivo testado entre seus integrantes.

A população Indígena entra no grupo de maior vulnerabilidade epidemiológica devendo ter atendimento diferenciado em contexto intercultural, observando as especificidades da atenção à saúde e a influência de aspectos socioculturais nos fluxos de referência e contrarreferência no Sistema Único de Saúde (SUS), desta forma deve organizar a rede de saúde de modo a contemplar as especificidades da atenção à saúde.

A coordenadora da Atenção a Saúde, da Regional de Saúde de Januária, Nayra de Oliveira Duarte, ressaltou que a reunião foi esclarecedora e extremamente importante para alinhamento e fortalecimento das discussões relativas à população indígena. “Dessa forma, esperamos contribuir para uma resposta efetiva dos serviços de assistência à saúde no enfrentamento da pandemia de COVID19, junto a essa população. ”

Dentre os assuntos abordados durante a reunião, destacam-se as notas técnicas COES MINAS covid-19 nº 51/2020, 22/06/2020, que orienta o atendimento da população indígena quanto aos cuidados assistenciais referentes à Covid-19 na rede do sistema único de saúde (SUS) de Minas Gerais, e COES MINAS Covid-19 nº. 22/2020, de 07/04/2020 que dispões sobre orientações aos serviços de saúde de Minas Gerais para o atendimento aos povos e comunidades tradicionais frente à pandemia da Covid-19, e o guia orientador a Atenção Primária à Saúde (aps) de Minas Gerais para enfrentamento da pandemia de covid-19 - versão 2, de 29/04/2020.

O Protocolo de infecção humana pelo sars-cov-2 também foi discutido pelos participantes que abordaram as orientações a respeito das definições de casos operacionais e fluxos de testagem laboratorial e notificação dos casos.

Por Giuliana Dias Luz Batista