A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais apresentou, nesta terça-feira (02/6), durante entrevista coletiva virtual, o panorama epidemiológico da Covid-19 no Estado. Segundo Informe Epidemiológico publicado na manhã de hoje, 10.939 casos foram confirmados para a doença, dos quais 5.532 encontram-se em acompanhamento, outros 5.118 são de pessoas recuperadas. Há 289 mortes confirmadas. O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, ainda prestou esclarecimentos sobre a possibilidade de transferência de pacientes de uma Macrorregião Sanitária para outra, por eventual alta demanda por internações.

Crédito: Pedro Gontijo

“Uma vez que nós consideramos que o sistema de saúde é único e nós podemos migrar com pacientes conforme a demanda, ou seja, se nós estivermos com uma região com uma ocupação muito grande, nós temos condição de lançar mão de fazer o encaminhamento desses pacientes para outras regiões”, explicou o secretário.

Carlos Eduardo Amaral ainda apresentou os dados por taxa de ocupação de leitos em Minas. No momento, estão cadastrados no SUS Fácil e com produção 12.026 leitos clínicos e 2.695 leitos de UTI. Há 266 pacientes internados em leitos de UTI, em decorrência da Covid-19 ou por suspeita da doença e a taxa de ocupação está em 9,87%. Em relação aos leitos clínicos, são 738 pessoas internadas em decorrência da Covid-19, ou por suspeita da doença e a taxa de ocupação está em 6,14%. A taxa de ocupação geral de leitos de UTI está em 69,91% e de leitos clínicos está em 68,43%.

Amaral adicionou que, em decorrência da dinâmica hospitalar, com trocas de turnos, podem ocorrer algumas distorções, o que demanda trabalho de refinamento das informações para apuração das taxas. “Às vezes, o paciente já teve alta hospitalar ou já teve alta da terapia intensiva, mas não foi lançada no sistema e isso às vezes traz uma confusão do ponto de vista interpretativo. Isso com certeza, se vocês acompanharem, às vezes verão que tem alguns leitos com uma ocupação muito grande. Então, nesse sentido, nós precisamos sempre tratar quando há alguma sinalização”, afirmou.

Para o gestor, de forma geral, o que configuraria um ponto de alerta seria quando se verifica uma taxa de ocupação que passe a casa dos 90%, com permanência nesse patamar. “Ultrapassando esse número, com a taxa de ocupação ficando fixa nessa casa, se não tiver um outro motivo que possa justificar o índice, ou seja, se for verificada efetivamente uma demanda crescente, isso sim nos chama atenção no sentido de nós passarmos para outras fases do plano de contingência. Nesse contexto, havendo necessidade, nós podemos transportar pacientes com a Covid-19 ou pacientes com outras doenças no sentido de desocupar o leito para tratamento”.

Com relação aos testes, o secretário comentou que a partir da distribuição dos testes rápidos, muitos municípios aumentaram consideravelmente a testagem, fator que trouxe um grupo grande de diagnósticos. Carlos Eduardo Amaral ainda informou que a SES-MG está desenvolvendo estudos em conjunto com Fundação Hemominas, de forma que a testagem na população tenha viabilidade de ser ampliada. “Temos avaliado técnicas para poder amplificar muito essa testagem. De uma forma geral, o que nós temos de orientação, nesse momento, é manter esses grupos com o objetivo de nós termos uma ideia do que fazer caso seja um caso positivo, ou do ponto de vista assistencial ou do ponto de vista de confirmação de óbito. Para nós, essa confirmação das mortes é o dado que mais demonstra o estágio da epidemia no estado”, alegou.

Gripe

O secretário ainda anunciou que a campanha de vacinação contra a Gripe conseguiu ultrapassar a meta de cobertura geral de 90% alcançando, neste momento, 90,45% da população alvo, com 6.357.634 pessoas imunizadas. Amaral comentou que, mesmo assim, é necessário prosseguir com a imunização, para ampliação das coberturas nos grupos dos indígenas, puérperas, pessoas de 55 a 59 anos, crianças e gestantes. “É bom que nós continuemos, quem não foi vacinado que ainda procure as unidades de saúde, porque para nós quanto maior a vacinação, maior a cobertura, maior a segurança e menor a confusão em relação ao diagnóstico da Covid com a H1N1”.

Mobiliza Minas

Durante a entrevista coletiva, foi feito o lançamento do aplicativo Mobiliza Minas, disponível para as plataformas iOS e Android. O diretor-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Rodrigo Paiva, explicou que o objetivo de promover a conexão com entidades assistenciais “para que doações possam chegar aos locais de destino. Com ele o Estado poderá lançar campanhas, por exemplo, campanha do agasalho do Servas para angariar agasalhos e cobertores. O órgão estadual ainda pode cadastrar uma campanha ou evento e estabelecer materiais ou serviços que podem ser doados”.

O secretário Carlos Eduardo Amaral agradeceu o trabalho em parceria com a Prodemge, que no entender do gestor trouxe muitos avanços para a SES. “Estamos em vias de lançar um novo aplicativo que trará benefícios para todos os mineiros”, considerou.

Por Ramon Santos