Almir Alves da Silva, 63 anos, aposentado. Nádia Aparecida Lopes, 50 anos, costureira, Arnaldo José da Rocha, 71 anos aposentado. Moradores de bairros diferentes de Divinópolis, os três precisam de medicamentos do Componente especializado da Farmácia de Minas para tratar da bronquite e da asma. São, portanto, pacientes do grupo de risco para o novo coronavírus (SARS-COV-2).

Crédito: Willian Pacheco

Pensando nestes pacientes, a partir de hoje, 21/05, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, começa a entregar medicamentos em casa para pacientes portadores de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) em Divinópolis.  O projeto “Medicamento em Casa” é uma parceria com o aplicativo de mobilidade urbana 99 e a  Defesa Civil e beneficiará, à princípio, 350 usuários  durante a pandemia.

O Senhor Almir que convive com a bronquite e asma há mais de 30 anos aprovou a iniciativa. “É uma coisa muito boa. Tira a gente do perigo de ter a doença. Receber o medicamento em casa vai ser muito bom para nós que precisamos”. Com medo do novo coronavírus, a costureira Nádia ficou mais aliviada por não precisar ir à farmácia e, assim, evitar aglomeração.  “É muito bom, excelente. Evita sair de casa e correr risco, pois precisamos pegar ônibus”.  Já o aposentado Arnaldo agradeceu pela iniciativa, pois pessoas como ele são do grupo de risco.  “Gostei muito. Deus Abençoe.  Com a entrega em casa, evita que eu vá à Farmácia pegar o medicamento e não preciso sair de casa”, disse o aposentado.

O Superintendente de Assistência Farmacêutica da SES, Jans Bastos Izidoro,  reforça que o serviço não tem custo para o paciente e faz parte das ações de combate à pandemia ao coronavírus em Minas Gerais, permitindo retirar os pacientes da fila e evitar aglomerações.  “Inicialmente, o projeto atende às pessoas com doenças pulmonares porque elas têm comorbidades que as levam a uma piora do quadro clínico, caso contraiam o vírus. O projeto pode se adequar de acordo com a realidade regional e ampliar o número de pacientes”, explicou o Superintendente.

Para que a entrega ocorra sem problemas é necessário que o paciente esteja  com o cadastro atualizado. Ele pode fazer isto pelos canais de atendimento Whatsaap (31) 98282-4324 e e-mail medicamentoemcasa@saude.mg.mg.gov.br. Os pacientes contemplados no município receberão uma ligação na véspera do próximo atendimento agendado para serem  informados da entrega. “O paciente tendo cadastro em dia, vai receber, naturalmente, uma ligação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais-Regional de Divinópolis, informando a data da entrega do medicamento”, explicou a Coordenadora do Projeto Medicamento em Casa da Regional de Saúde de Divinópolis, Susana Ximenes Ivar do Sul.

O Capitão Ocimar explica que a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, entrou no projeto para colaborar com experiência logística, apoio humanitário, execução operacional junto aos motoristas de aplicativo para traçar a melhor rota possível e garantir a segurança da entrega dos medicamentos aos usuários. O aplicativo de mobilidade urbana 99 realizou uma doação de 300 mil reais em serviços ao Estado para serem usados no combate à pandemia. “Com a expertise logística, firmamos esta parceria com o Gabinete Militar do Governador e com a 99 para viabilizar a entrega de medicamentos em que a empresa  entrava com o veículo e o motorista. Ou seja, nós auxiliamos  nos processos da Secretaria de Estado de Saúde”, frisou o capitão.

Cidades

Começou dia 14 de abril, por meio de um projeto piloto em Juiz de Fora, a parceria entre o Governo de Minas Gerais e a 99 Táxi. Em Belo Horizonte foi dia 28 de abril e, Uberlândia, 14 de maio. Divinópolis é a quarta cidade de Minas Gerais. Com esta ação, a população do grupo de risco fica confortável em receber o medicamento em sua casa. É uma iniciativa inovadora que faz com que as pessoas se sintam valorizadas pelo fato de o Estado estar preocupado com o bem-estar delas. Até segunda-feira, 18/05, o projeto já havia realizado 1519 entregas e rodado 6.979,7 Km.

Assistência Farmacêutica na Macrorregião Oeste

O Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) é referência nos serviços farmacêuticos para toda a população dos 53 municípios da Macrorregião Oeste. Atualmente, o atendimento do Componente Especializado ocorre de forma descentralizada para todos os municípios. Hoje, são 8 mil pacientes cadastrados e 10 mil dispensações por mês.

Em 2019, o Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde de Divinópolis dispensou 4.700.842 unidades de medicamentos do Componente Especializado, 1797 novos processos foram deferidos e 2938 novos processos de medicamentos foram abertos.

Por Willian Pacheco