Com o objetivo de otimizar o papel regional do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e alinhar os protocolos de notificação da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e dos casos suspeitos da COVID-19, a Regional de Saúde Uberlândia promoveu uma videoconferência para os técnicos municipais na tarde desta terça-feira, 19/05. Foram apresentadas as últimas notas técnicas, contemplando o fluxo de notificação, acompanhamento e encerramento dos casos, além dos tipos de testagem e especificidades de cada um deles.

Mariana Bernardes e Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SRS Uberlândia, reforçou que os técnicos regionais continuam apoiando os municípios, apenas extinguindo o plantão do CIEVS regional nos finais de semana, feriados e período noturno que estava ativo há dois meses. “A equipe regional estará atendendo em horário comercial para sanar as dúvidas municipais referentes às notificações e testagem. Já a transferência de pacientes, o médico deve entrar em contato com a Central de Regulação que tem plantão 24 horas”, disse a coordenadora.

Arte: Lilian Cunha

A extinção do plantão foi planejada e validada pelo Comitê Macrorregional Triângulo do Norte da COIVD-19. “No início da pandemia os técnicos municipais tinham dúvidas porque se tratava de uma situação nova e os protocolos ainda estavam sendo construídos. No entanto, com as notas técnicas mais recentes e as discussões ao longo dos últimos meses por telefone, videoconferência e aplicativo de troca de mensagens, os técnicos municipais estão mais seguros e respaldados legalmente para formalizar as notificações”, destacou Rosana Gervásio, referência técnica regional da COVID-19.

Durante a reunião, a SRS Uberlândia sugeriu que os demais dezesseis municípios criem a equipe do CIEVS municipal, como já acontece em Araguari e Uberlândia. Caso a discussão não seja sanável no âmbito local, o coordenador do CIEVS Municipal aciona a SRS Uberlândia para a condução da notificação e/ou sobre a coleta de material para a realização de exame. Em situação excepcional, fora do horário comercial, o caso poderá ser encaminhado pelo aplicativo de mensagens no grupo da Vigilância Epidemiológica que tem os técnicos da regional e dos municípios.

Créditos: Lilian Cunha

CIEVS Minas

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais – CIEVS Minas é o órgão coordenador das situações de crise que ocorrem no Estado, sendo responsável pelo acompanhamento dos agravos que pelo seu elevado potencial de disseminação e/ou riscos à saúde pública necessitam de acompanhamento da SES/MG.

O CIEVS Minas atua em tempo real, como rede integrada de Vigilância, Assistência e Laboratório para identificação, monitoramento e controle de eventos que ameacem a saúde da população no Estado.

What do you want to do ?
New mail

Por Lilian Cunha