Com o objetivo de acompanhar in loco a situação das regiões de saúde do Estado em relação à estruturação de ações voltadas ao enfrentamento ao novo coronavirus, nesta segunda-feira, 18/5, as microrregiões de saúde de Montes Claros e Janaúba receberam a visita de referências técnicas do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais – (CIEVS). O Centro é o órgão coordenador das situações de crise que ocorrem no Estado, sendo responsável pelo acompanhamento dos agravos que pelo elevado potencial de disseminação ou riscos à saúde pública necessitam de acompanhamento da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG).

Crédito: Pedro Ricardo

No final da semana passada referências técnicas do CIEVS visitaram o município de Brasília de Minas, integrante da área de atuação da Gerência Regional de Saúde de Januária. Já nesta segunda-feira os técnicos realizaram visitas à Regional de Saúde de Montes Claros e a hospitais sediados em Montes Claros e Janaúba.

“As visitas tem o objetivo de aprimorar as ações de monitoramento diante da situação causada pelo novo coronavírus. Precisamos entender o cenário real de cada região do Estado, avaliando as necessidades e, caso necessário, anteciparmos o encaminhamento de providências a serem tomadas junto com os gestores municipais de saúde”, explicou a referência técnica do CIEVS, Mara Carvalho durante reunião na Regional de Saúde de Montes Claros.

Durante o encontro a superintendente regional de saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques ressaltou que por meio da união de esforços entre a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Ministério Público, Samu e Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais – (Cosems), a região tem se estruturado para atender as demandas provocadas pela pandemia do novo coronavírus. “Os prestadores de serviços hospitalares já disponibilizaram vários leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva – (UTIs) para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de terem contraído a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O esforço de cada instituição tem proporcionado o alcance de resultados positivos e vamos avançando de acordo com a evolução dos casos de Covid-19 que venham a ser notificados”, completou Dhyeime Marques.

A secretária municipal de saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta reforçou que o apoio de cada instituição atuante no Norte de Minas tem sido de fundamental importância para evitar uma rápida propagação do novo coronavírus o que, se ocorrer, poderá sobrecarregar os serviços hospitalares.

“As ações de isolamento e distanciamento social implementadas nas últimas semanas em Montes Claros foram fundamentais para possibilitar a organização dos serviços de atenção primária e, por outro lado, evitou sobrecarga nos serviços de urgência e emergência. Por outro lado a Regional de Saúde tem trabalhado não apenas com apoio técnico, mas também dando uma importante contribuição aos municípios na gestão da situação que estamos vivenciando”, observou a secretária.

Também participaram da reunião referências técnicas de vigilância epidemiológica e sanitária da Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes e Nadson D´Aparecida Rodrigues Vieira; os coordenadores de Regulação e de Governaça Regional, Cleiton Francis Carnielle e Edson Nunes Ribeiro Júnior, respectivamente; promotor e coordenador regional das Promotorias de Justiça e Defesa da Saúde da Região Macro Norte, Leandro Pereira Barboza e a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Norte de Minas – (Cisrun), Kely Cristina de Moura Lacerda.

Pesquisa

Durante o encontro foi destacada a participação de municípios de Minas Gerais no estudo sobre a “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19”, coordenado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas. O trabalho iniciado dia 14 de maio envolverá 99 mil 750 pessoas de 133 municípios de todas as regiões do país. Elas serão submetidas a teste rápido (sorologia), que detecta se a pessoa já teve ou não a doença.

Além de Montes Claros em Minas Gerais o estudo contempla os municípios de Belo Horizonte, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Barbacena, Varginha, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas e Divinópolis. Essas “cidades sentinelas” foram escolhidas por serem municípios sede de cada sub-região intermediária do país, de acordo com critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Financiado pelo Ministério da Saúde o estudo objetiva identificar de que forma o coronavírus está se propagando no país, o que possibilitará a criação de políticas públicas mais eficientes. A pesquisa será realizada em três fases, com entrevistas que ocorrerão a cada duas semanas por meio de visitas domiciliares, conduzidas por equipes do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE). A primeira fase teve início no dia 14 de maio e se estenderá até o dia 17 deste mês, com previsão de realização de entrevistas e testes rápidos em 33.250 participantes (250 em cada uma das 133 cidades).

As Secretarias Estaduais de Saúde receberam ofício do Ministério da Saúde sobre a realização da pesquisa. A notificação também foi enviada ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). As próximas etapas da pesquisa estão previstas para ocorrer nos dias 28 e 29 de maio, e 11 e 12 de junho.

Durante a pesquisa as pessoas são entrevistadas e testadas em casa, por meio de sorteio aleatório. Se o resultado do teste der positivo os profissionais entregam informativo com orientações e repassam o contato do participante para a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, que ficará responsável por informar as secretarias de saúde locais para acompanhamento e suporte dos casos pelos serviços saúde.

Por Pedro Ricardo