A Regional de Saúde de Ponte Nova, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Nuveast), realizou balanço da cobertura vacinal das fases 1 e 2 da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, referente aos 30 municípios que integram sua área de abrangência. Conforme memorando da Coordenação de Imunização da SES-MG, a Regional possui a maior cobertura entre as regionais de saúde do estado, estando na casa de 67,98%. No entanto, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é atingir 90% da população preconizada.

O levantamento refere-se ao consolidado até a 7ª semana de campanha, quando foram vacinados os seguintes grupos prioritários: na fase 1, idosos e profissionais de saúde (de 23 de março a 15 de abril); e na fase 2, doentes crônicos, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo, povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa (de 16 de abril a 8 de maio). Até a presente data, foram administradas 86.119 doses.

“Parte da baixa cobertura vacinal - mesmo figurando como o melhor desempenho entre as regionais de saúde - é atribuída às recomendações de isolamento e não formação de aglomerações devido à pandemia do novo coronavírus”, esclareceu a referência técnica em Imunização da Regional, Thiany Silva Oliveira. Ela também reforçou a importância de que todos os grupos elegíveis se vacinem. “Recomenda-se que quem ainda não se vacinou informe-se sobre os horários de menor volume de pessoas nas salas de vacinação ou a possibilidade de vacinação em domicílio”, completou.

A fase 3, que teve início em 11 de maio e termina em 5 de junho, contempla crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e mães até 45 dias após o parto (até 17 de maio), além de adultos de 55 a 59 anos e professores das redes pública e privada (de 18 de maio a 5 de junho).

Resultados positivos

Dentre os municípios pertencentes à Regional de Saúde, Sem-Peixe e Rio Doce destacaram-se quanto à cobertura vacinal, atingindo ou ultrapassando a meta de 90% para a Campanha. Aenfermeira responsável técnica pela Vigilância em Saúde, Epidemiologia e Imunização de Rio Doce, Luana Ferreira Mol Baião, destacou que, mesmo diante da necessidade de resguardar a população diante de um cenário de pandemia, é preciso não deixar os cuidados básicos de promoção à saúde de lado.

“Nossa equipe responsável pela execução da vacinação no município uniu-se aos agentes de saúde e endemias para que juntos, pudessem levar os insumos necessários com segurança até as pessoas que necessitam dos mesmos. A população tem recebido orientações por meio das redes sociais, rádio comunitária e mensagens de WhatAapp a permanecer em casa e a equipe tem se deslocado até as comunidades rurais e também até os domicílios na zona urbana para realizar não somente a vacina contra Influenza, mas também as rotinas necessárias”, esclareceu.

A referência municipal informou, ainda, que a sala de vacina permanece aberta ao público e aquele que deseja se deslocar até a unidade é orientado a enviar o seu cartão de vacinação previamente para avaliação e agendamento de horário de atendimento, a fim de não ocorrerem filas e aglomerações. “Percebeu-se uma aceitação maior do cidadão em relação à vacina diante da equipe em sua porta, principalmente por parte da população idosa”, testemunhou Luana.

Por Tarsis Murad