Nesta quinta-feira, 14 de maio, o Governo de Minas começou a entregar medicamentos em casa para pacientes portadores de asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e hipertensão pulmonar da Farmácia de Minas,  em Uberlândia.

Crédito: Lilian Cunha

No primeiro dia do projeto foram beneficiados 36 pacientes, e um deles foi o Antônio Dantas. O idoso não precisou pegar dois ônibus e percorrer nove quilômetros para receber a medicação. “Tem mais de quatro anos que vou todos os meses na farmácia. Achei muito bom quando me ligaram ontem e disseram que hoje eu receberia o remédio em casa, principalmente neste momento que estamos passando”, destacou Dantas.

O projeto Medicamento em Casa é uma parceria com o aplicativo de mobilidade urbana 99 e envolve a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Defesa Civil. As pessoas beneficiadas recebem uma ligação na véspera do próximo atendimento agendado, para informar sobre a entrega. Por isso é importante que o cadastro esteja atualizado, e pode ser feito pelos canais de atendimento do Whatsapp (31) 98282-4324 e e-mail medicamentoemcasa@saude.mg.mg.gov.br.

Uberlândia é a terceira cidade de Minas Gerais contemplada no projeto iniciado no mês passado em Juiz de Fora e Belo Horizonte. O principal objetivo do programa é proteger pacientes do grupo de risco da Covid-19 do contato com ambientes externos e ajudar na redução do fluxo de pessoas nas Farmácias Regionais, evitando aglomerações e, consequentemente, a transmissão do novo coronavírus, visto que diariamente a Farmácia de Minas em Uberlândia atende 350 usuários.

A 9ª Região da Polícia Militar é parceira no projeto e o Capitão Ocimar, do gabinete militar do Governo de Minas, destaca que houve uma somatória de esforços intersetoriais. “Estamos contribuindo com a nossa experiência logística, apoio humanitário, execução operacional junto aos motoristas, traçar a melhor rota possível e garantir a segurança da entrega dos medicamentos”, detalhou o capitão.

Diversas estratégias estão sendo adotadas para evitar aglomerações na Farmácia de Minas no município sede das Unidades Regionais de Saúde. O superintendente de Assistência Farmacêutica da SES/MG, Jans Bastos Izidoro reforça outras medidas além do Medicamentos em Casa foram adotadas. “Estamos trabalhando para aumentar a capacidade de dispensação por mais tempo, entregar os medicamentos dos pacientes que fazem tratamento pelas clínicas de hemodiálise e solicitando que o paciente compareça somente no dia do agendamento do recibo, e caso a pessoa não receba a ligação na véspera, ela precisa comparecer presencialmente. Estamos estudando a ampliação do público beneficiado pela entrega em casa, lembrando que não é possível fazer com os medicamentos refrigerados e os controlados”, disse o superintendente.

Por Lilian Cunha