Na última segunda-feira (11/05) foi iniciada a 3ª fase da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza nos municípios que pertencem a Gerência Regional de Saúde de Unaí. Porém, diante do cenário da pandemia da Covid-19, a terceira fase de vacinação contra a Influenza foi adaptada.

“Neste momento, é importante evitar aglomerações de pessoas nas unidades básicas de saúde. Por isso, na 3ª fase de vacinação o público-alvo foi divido em dois grupos; crianças de 6 meses até 6 anos de idade, gestantes, puérperas e deficientes físicos serão vacinados entre os dias 11 e 17 de maio. Já os professores das escolas públicas e privadas, e adultos de 55 a 59 anos de idade serão vacinados entre os dias 17 maio e 5 de junho, a intenção é melhorar o atendimento e conseguir atingir o máximo de abrangência desta população”, explica a referência em Imunização do Nuveast, Luciene Lourenço Mota.

Aumento da cobertura

O Núcleo de Vigilância Epidemiologia, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Nuveast) da Regional de Unaí fez uma análise da cobertura vacinal atingida nas 1ª e 2ª fases da campanha de vacinação contra a influenza nos 12 municípios que compõem microrregião de saúde de Unaí. Os dados analisados pelos técnicos do Nuveast apontaram um aumento da cobertura vacinal na região Noroeste do Estado. Principalmente, durante a 1ª fase da campanha, que concentrou esforços na imunização dos idosos e profissionais da Saúde.

Segundo Luciene Mota, a cobertura vacinal contra a Influenza nos municípios da Região Noroeste vem sendo satisfatória. “A 1ª fase da campanha superou nossas expectativas em relação à cobertura vacinal da população estimada. No início da campanha, a meta na região de abrangência da Regional de Saúde de Unaí era imunizar 90% dos grupos prioritários, que contemplavam idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde. Porém, a cobertura vacinal nos municípios da região ultrapassou 100% deste público-alvo. Isto significa que imunizamos mais pessoas do que a população estimada no início da campanha. Provavelmente, trata-se de pessoas que residem em outros municípios e estavam na região durante a 1ª fase da campanha de vacinação“, pontuou.

Créditos: Antônio Maria Ferreira

Ainda de acordo com a referência em Imunização, a 2ª fase da campanha de vacinação contra a Influenza terminou na última sexta-feira, dia 8 de maio. “Nesta 2ª fase, nós conseguimos imunizar 52% do público-alvo. Por isso, acreditamos que ainda há margem para a vacinação de mais pessoas que fazem parte destes grupos prioritários. As pessoas que ainda não vacinaram, devem procurar as unidades de saúde em seus bairros, onde serão vacinadas juntamente com grupo prioritário na 3ª fase da campanha”, completou.

Informações complementares

22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

Período: 23 de março à 05 de junho de 2020

1ª fase: iniciada no dia 23 de março.

Público alvo: Indivíduos com 60 anos ou mais de idade e profissionais de saúde.

2ª fase: iniciada no dia 16 de abril.

Público alvo: Profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições crônicas clinicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, povos indígenas, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

3ª fase: Iniciada no dia 11 de maio à 05 de junho.

1ª etapa de vacinação de 11 à 17 de maio.

Público-alvo: Crianças de 6 meses à menores de 6 anos, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência.

2ª etapa de vacinação de 18 de maio à 05 de junho.

Público-alvo: adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

Por Antônio Maria Ferreira