Os profissionais da Gerência Regional de Saúde de São João del Rei (GRS) receberam na segunda-feira (11), uma homenagem feita pela banda do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha. A homenagem reconheceu o bom trabalho desenvolvido pelos profissionais da regional, especialmente em razão das ações de enfrentamento da pandemia de coronavírus. O 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth ) é uma unidade do Exército Brasileiro, localizada em São João del Rei, em  Minas Gerais e está subordinado a 4.ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), sediada em Juiz de Fora.

Crédito: Divulgação

Pela manhã, os funcionários foram surpreendidos com as músicas tocadas sob a regência do Maestro Capitão Carlos Antônio Santos Dias. A EPGS/farmacêutica da GRS de São João del Rei, Danuza Disraeli Monteiro Resende Souza, que tem trabalhado presencialmente na dispensação de medicamentos, disse que ficou muito feliz com o reconhecimento: “Todos nós ficamos muito emocionados com esta homenagem ao nosso trabalho, nosso esforço, dedicação e comprometimento. Sentimos a música como um afago, neste momento tão difícil que precisamos sair de casa, deixando para trás nossos familiares para continuar nosso trabalho de atendimento ao público, nosso trabalho de assistência farmacêutica”, contou.

A diretora da GRS São João del Rei, Edwalda Maria Carvalho de Assumpção, contou que ficou muito orgulhosa do reconhecimento aos profissionais que trabalham tanto no enfretamento direto ao coronavírus, na linha de frente, quanto àqueles que trabalham no planejamento e na gestão das ações de saúde.

“Apesar de pequena, a regional de São João del Rei é imensa em comprometimento, capacidade e prontidão para o trabalho. E o nosso trabalho só é possível com a união dos municípios da região, que buscam soluções de saúde em comum acordo e em favor do compromisso com a população da região”, disse.

Canção como alento

Dentre outras canções, a banda tocou “Amigos para siempre”, de Andrew Lloyd Webber; “Pelos Prados e Campinas”, do Padre Zezinho e a “Oh! Minas Gerais” de José Duduca de Moraes.

Segundo a diretora da GRS, Edwalda Assumpção, as canções da banda soaram como um alento para todos neste momento em que é necessário mais que nunca o trabalho dos profissionais de saúde.  “As canções foram um reconhecimento primoroso pelo trabalho desenvolvido nos municípios do estado pela Secretaria de Estado da Saúde, com o secretário Carlos Eduardo Amaral à frente. As canções foram também um alento para nós profissionais de saúde que estamos nos dedicando tanto na linha de frente ao enfrentamento da pandemia”, avaliou Edwalda.

Medidas de segurança foram tomadas pela banda durante estas homenagens, que também está sendo realizada em outras unidades de saúde. Para evitar aglomerações, o feito não é divulgado previamente. Além disso, os integrantes da banda respeitam as medidas de segurança para evitar o contágio de Covid-19, como distanciamento e uso de máscaras.

Estiveram presentes, além de servidores da regional, o Comandante do 11º Bi Montanha, Tenente Coronel Sérgio Ricardo Reis, e o Tenente Jean Márcio da Silva, da Comunicação Social. Também participou da audição o padre Dirceu de Oliveira Medeiros, Subsecretário- geral da CNBB, que estava passando pelo local e ouviu a banda, “estava passando e não resisti. Parei aqui, porque eu não posso ver uma banda que paro. A Música tem o poder extraordinário de alegrar, mesmo neste momento tão sombrio”, contou o padre.

Por Jornalismo SES-MG