A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Regional de Saúde de Manhuaçu, disponibilizou nesta terça-feira (12/05), duas máquinas de UBV pesado, o popular “carro fumacê”, para o auxílio no combate ao mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses nos municípios de Manhumirim e Alto Jequitibá.

Foto 1

A expectativa é que ainda nessa semana os veículos comecem a percorrer rotas estratégicas em ambas as cidades, complementando as ações já executadas e recomendadas para um trabalho eficaz no combate ao mosquito.

“Com o aumento no numero de casos notificados de dengue nessas cidades, solicitamos esses equipamentos à SES-MG, como uma ação complementar no combate às arbovirores. Essa aplicação de inseticida será em horários específicos, ou seja, pela manhã e ao final da tarde”, explicou Ernesto Grillo, coordenador do núcleo de epidemiologia da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu.

Para melhor aplicação do inseticida é fundamental que a população abra as portas e janelas de seus domicílios. Lembrando que este produto não oferece risco para a saúde da população. Além dos veículos e EPIS, também foram disponibilizadas bombas costais motorizadas para aplicação do inseticida onde o carro não consegue percorrer.

O superintendente regional de saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda participou da disponibilização dos veículos e lembrou que os mesmos estão sendo direcionados conforme critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais após discussão e aprovação pelo comitê de enfrentamento das arboviroses.

Por Antônio Rodrigues