A partir desta terça-feira (28/4), o Governo de Minas começa a entregar medicamentos em casa para usuários da Farmácia de Minas em Belo Horizonte. A parceria inédita com o aplicativo de mobilidade urbana 99 Táxi, envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Defesa Civil, começou a funcionar no dia 14 de abril, em Juiz de Fora e agora chega à capital, onde serão beneficiados cerca de 1,7 mil usuários.

A iniciativa da SES e Defesa Civil tem como principal objetivo proteger pacientes do grupo de risco da Covid-19 do contato com ambientes externos e ajudar na redução no fluxo de pessoas nas Farmácias Regionais, evitando aglomerações e, consequentemente, a transmissão do novo coronavírus. Inicialmente, serão beneficiados pelo programa de medicamentos especializados da assistência farmacêutica os pacientes com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Eles vão receber, gratuitamente, o medicamento em casa, por meio de vouchers de descontos proporcionados pela 99 Táxi.

Para o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador adjunto da Defesa Civil, "a parceria trouxe uma assertividade muito boa com a entrega de medicamento. As pessoas estão elogiando o processo, que foi iniciado num piloto, em Juiz de Fora. A população do grupo de risco fica confortável em receber o medicamento em sua residência. É uma iniciativa inovadora que faz com que as pessoas se sintam valorizadas pelo fato de o Estado estar preocupado com o bem-estar e com a vida delas".

Créditos: Leandro Heringer

O secretário adjunto da SES-MG, Marcelo Cabral, comenta sobre os propósitos da ação. “Vamos diminuir a fila na Farmácia e, com isso, reduzir as possibilidades de transmissão e contágio da Covid-19. Assim, preservamos essas pessoas que fazem parte do grupo de risco, favorecendo o isolamento social”, explicou.

A coordenadora da ação na Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte, Cecília Ferreira, destaca que “todos envolvidos foram capacitados para a dispensação, sistema e relacionamento. Além disso, seguirão as normas de segurança e saúde como o uso de máscara, luva e álcool”.

O serviço está sendo implantado em módulos e atende, atualmente, usuários com os diagnósticos de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). As próximas cidades a serem contempladas com a parceria serão Uberlândia e Divinópolis e a previsão é para o mês de maio.

Por Agência Minas