Com previsão de imunizar 80 mil pessoas residentes em 54 municípios que compõem a sua área de atuação, a Regional de Saúde de Montes Claros iniciou nesta quarta-feira a distribuição de 47 mil doses de vacinas contra a gripe. Nesta quinta-feira, 16, começa a segunda etapa da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, com meta de imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.

A segunda etapa da Campanha tem como prioridade a vacinação de profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de condições clínicas especiais e de doenças crônicas não transmissíveis; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade. Para esta segunda etapa da Campanha foi antecipada a vacinação de caminhoneiros; trabalhadores do sistema portuário, motoristas e cobradores do transporte coletivo.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes lembra a importância dos municípios intensificarem as ações de mobilização da população alvo da Campanha. Porém, para evitar a aglomeração de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde – (UBS) a coordenadora observa que os municípios podem optar por formatos diferenciados de organização de processos de trabalho das equipes, inclusive com estabelecimento de parcerias com outras instituições públicas e privadas visando descentralizar o máximo possível a vacinação para além das unidades de atenção primária à saúde.

“A vacina deixa o sistema imunobiológico protegido contra cepas do vírus influenza, milhares de vezes mais comuns do que o coronavírus. Se a pessoa tiver algum problema de saúde e avisar que foi vacinada contra a gripe, isso auxiliará os profissionais de saúde a pensar em outros vírus e, com isso, viabilizar um diagnóstico e tratamento mais precisos”, observa Agna Menezes.

ETAPAS

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe começou dia 23 de março e prossegue até 22 de maio, tendo como públicos alvos idosos e trabalhadores da área da saúde. A vacinação das pessoas que pertencem a esse grupo continua, mesmo com o início da segunda fase da Campanha, nesta quinta-feira.

Créditos: Pedro Ricardo

A terceira etapa está prevista ser iniciada dia 9 de maio, tendo como público alvo crianças de seis meses a menores de seis anos; professores das escolas públicas e privadas; gestantes; puérperas; povos indígenas; pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idade.

COBERTURA VACINAL

Dados contabilizados até a manha desta quinta-feira pelo Sistema Nacional de Informações do Programa Nacional de Imunizações – (SIPNI), administrado pelo Ministério da Saúde, aponta que nos 54 municípios que compõem a área de atuação da Regional de Montes Claros mais de 118 mil idosos e trabalhadores da saúde já foram vacinados contra a gripe.

No caso dos idosos já foram imunizadas mais de 99,4 mil pessoas de um total de 108,596 mil integrantes desse público alvo. O percentual de cobertura vacinal de idosos já alcançou 91,59%, e 25 municípios já superaram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Já com relação aos trabalhadores da saúde o percentual de cobertura já alcançou 77,14% nos municípios que integram a Regional de Montes Claros, totalizando mais de 18,5 mil pessoas vacinadas. Trinta e sete municípios já atingiram mais de 90% de cobertura vacinal dos trabalhadores da saúde.

Por Pedro Ricardo