Informamos que não haverá atendimento nas Farmácias de Minas estaduais nos dia 09/04 (quinta-feira - ponto facultativo) e 10/04 (sexta-feira - feriado nacional).

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça que os pacientes que não estão agendados para buscar medicamentos durante o período de isolamento social, devem evitar comparecer à farmácia. Já aqueles que fazem parte dos grupos de risco, devem usar o modelo de declaração autorizadora disponível no site (link para acesso: https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/12318-retirada-de-medicamentos-na-farmacia-de-minas-por-pacientes-do-grupo-de-risco-para-covid-19) para designar procurador, de modo que essa pessoa retire o medicamento em nome do paciente.

Mesmo assim, caso haja alguma fila, a SES-MG orienta que se mantenha o afastamento de dois metros para a pessoa mais próxima.

Buscando reduzir as filas, a SES-MG está fazendo aquisição de medicamentos para que pacientes que fazem uso contínuo de medicamentos dispensados pelo Estado possam retirar quantitativos suficientes para períodos de até três meses, o que evitará a procura presencial para retirada. Além disso, conforme ressalta o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, está em estudo a entrega de medicamentos em domicílio para os pacientes dos grupos de risco. “Além disso, é preciso reforçar a importância de se comparecer à farmácia apenas em caso de agendamento. Mesmo assim, caso haja alguma fila, orientamos que se mantenha o afastamento de dois metros para a pessoa mais próxima”. O secretário também disse que está em estudo a operacionalização de um sistema para poder operacionalizar a entrega dos medicamentos em casa para alguns pacientes.

Por Jornalismo SES