Em reunião semi-presencial e virtual realizada na tarde desta sexta-feira (20/3), na Cidade Administrativa, o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, juntamente com representantes de setores públicos e parceiros, falou sobre o panorama e ações implementadas para evitar a disseminação do coronavírus em Minas Gerais. Visando a eficácia das medidas de segurança, a reunião disponibilizada em ambiente online e, a participação presencial foi limitada à 50 participantes, respeitando o distanciamento entre os presentes.

Crédito: Alexandre Scotti

Durante o encontro, foi abordado o cenário atual do COVID-19, o fluxo de diagnóstico nos sistemas públicos e privado de saúde, aquisição de leitos do sistema privado e condutas de biossegurança para profissionais da área da saúde.

“Estamos acompanhando diariamente a evolução dos casos e as condutas estão sendo avaliadas com muita clareza e cuidado. Diante da atual situação de Minas Gerais, a nossa tendência é sermos mais agressivos quanto a conduta do isolamento social. Além disso, as ações que já estão em andamento são fundamentais para preservar a saúde da população mais vulnerável, como idosos, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas”, disse.

A ampliação de leitos também é uma ação que está sendo enfatizada em Minas neste momento. “Já suspendemos as cirurgias eletivas em todo o Estado, tanto para disponibilizar leitos para atendimento dos casos de coronavírus, caso seja necessário, e, também, proteger os pacientes eletivos de passar por um processo cirúrgico nesse cenário atual. Também recebemos 50 kits de CTI, com a previsão de entrega de mais 150 kits, por parte do Ministério da Saúde para a criação de leitos em prestadores públicos e privados.  Priorizamos as instituições da Rede Fleming, que está em grande parte na região Central, Sudeste (em Juiz de Fora) e em Patos de Minas”, complementou.

Também, como medida de enfrentamento do coronavírus e biossegurança dos profissionais de saúde que estão à frente dos atendimentos dos pacientes, está em andamento, neste momento, a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). “Estamos realizando uma compra de EPIs, como máscaras respiratórias, máscaras cirúrgicas, capotes, entre outros, para reabastecer o estoque estratégico e, assim, possibilitar que os profissionais de saúde atendam com maior segurança e menor dano à toda população do nosso Estado”, complementou.

Ao abordar o perfil epidemiológico do coronavírus no Estado, a médica infectologista da SES-MG, Tânia Marcial, apontou que a nossa curva de tendência é mais parecida com a da Itália. “O Coronavírus tem rápida disseminação. Cerca de 80% dos casos são leves (repouso e recolhimento domiciliar) e 20% de evolução moderada à grave. Dos casos moderados a grave, cerca de 5% necessitam de internação em UTI e, aproximadamente, 2% precisam de ventilação mecânica. É fundamental que os municípios e a saúde suplementar, tenham o seu plano de contingência muito bem definido para o atendimento preciso desses pacientes”, reforçou.

Em complementação, a Diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES-MG,
Janaína Fonseca Almeida, reforçou que, além desses cuidados para evitar a transmissão do vírus é fundamental que a população evite aglomerações, principalmente, em municípios de transmissão comunitária. “É importante que as pessoas fiquem em casa, principalmente, idosos e doente crônicos, que são os maiores grupos de risco. Suspendam tudo que não tenha urgência de ser resolvido. Nesse momento é fundamental as pessoas se preservarem. A SES está trabalhando com vários grupos de medidas, como clínico epidemiológicas, contingência, contingência social e de Governo. Com isso, concentrando todos os esforços para conseguirmos achatarmos a curva de transmissão e o impacto para os serviços de saúde”, explicou.

A representante do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CMM-MG) na SES-MG, Major Karla Lessa, finalizou reforçando a parceria do Corpo de Bombeiros Militar no enfrentamento do coronavírus em Minas. “Queria dizer que o CBM-MG está apoiando a SES-MG com a disponibilização de pessoal, recursos logístico e com sua experiência em gestão de crise. Uma megaestrutura está sendo montada, envolvendo diversos órgãos do Estado, da iniciativa privada e entidades de classe para que, juntos, possamos dar uma solução mais efetiva para essa situação em nosso Estado”, concluiu.

Coronavírus em Minas

Até o momento, foram notificados 4.122 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 4.084 estão em investigação como suspeitos e trinta e oito (38) casos foram confirmados. Há casos de transmissão comunitária em Belo Horizonte.

Foram notificados casos nos seguintes municípios: Belo Horizonte (20 casos); Coronel Fabriciano (1 caso); Divinópolis (1 caso); Ipatinga (1 caso); Juiz de Fora (5 casos); Mariana (1 caso); Nova Lima (4 casos) Patrocínio (1 caso); Poços de Caldas (1 caso) Sete Lagoas (1 caso); Uberaba ( 1 caso); Uberlândia (1 caso).

Ações no controle do vírus                    

Desde o início da pandemia, a SES-MG vem adotando medidas para enfrentar o avanço da doença. No dia 13/3, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) decretou Situação de Emergência em Saúde Pública no estado como uma das ações de preparação para assistência aos pacientes com coronavírus. Entre as medidas previstas pelo decreto está a dispensação de licitação para compra de insumos, medicamentos e aparatos médicos, além da contratação de profissionais. Clique aqui e acesse o Decreto nº113, de 12 de março de 2020.

Além do decreto, a SES-MG também está trabalhando no fortalecimento da assistência e disponibilização de leitos. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais conta com 2.795 leitos de UTI que poderão ser utilizados para atendimento dos casos graves de infecção pelo coronavírus, podendo, ainda, adquirir leitos na rede privada e habilitar novos, caso necessário.

Abaixo, seguem as demais ações de enfrentamento ao COVID-19 desenvolvidas até o momento.

- Ativação do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COES Minas Covid-19);
- Investigação epidemiológica e hospitalar dos casos suspeitos, bem como dos contatos;
- Divulgação de informações epidemiológicas, através de Boletins, Notas, etc;
- Encaminhamento diário de informações atualizadas para as Unidades Regionais de Saúde e Ministério da Saúde;
- Realização de videoconferências semanais com as unidades regionais de saúde;
- Revisão constante dos Protocolos e do Plano de Contingência, em alinhamento com as diretrizes nacionais, com ampla divulgação;
- Implantação da Unidade de Resposta Rápida (URR) composta por médicos infectologistas que estão atuando diretamente no COES;
- Execução de processo de compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para atendimento aos casos e profissionais que prestam atendimento;
- Atualização constante do Hotsite (www.saude.mg.gov.br/coronavirus) com materiais técnicos e informativos;
- Realização de campanha de mídia com orientações de higiene respiratória visando reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas pelo coronavírus;
- Reunião com outras secretarias e órgãos de governo, além de instituições parceiras para firmar ações conjuntas (Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Secretaria de Educação, Conselho Estadual de Saúde, FUNED, FHEMIG, ANVISA, Conselho Regional de Enfermagem e Farmácia, etc).
- Manutenção de canal de comunicação com a população, para esclarecimento de dúvidas, por meio do ZAP da Saúde (31 98272-0553)
- Manutenção de canal de comunicação para discussão de casos e orientação de condutas, voltado aos profissionais de saúde (CIEVS);
- Preparação da Campanha de vacinação contra a Influenza, com início previsto para 23/03/2020 e com público-alvo de aproximadamente 7 milhões de pessoas;
- Publicação de Edital Seleção de Consórcios Intermunicipais de Saúde nº 01/2020, como estratégia da Rede de Cooperação Intermunicipal para o Enfrentamento de Emergências;
- Manutenção da Rede de Vigilância e Assistência organizada e apta para adotar novas medidas de prevenção.

Por Míria César