Nesta quarta-feira (18/3), a Regional de Saúde de Unaí, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiologia, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Nuveast), realizou reunião de alinhamento das campanhas de vacinação contra Influenza e Sarampo com profissionais de saúde dos 12 municípios que compõem a Região de Saúde de Unaí.

Crédito: Antônio Maria Ferreira

Segundo a referência em Imunização do Nuveast, Luciene Lourenço Mota, o alinhamento de estratégias das campanhas de vacinação é fundamental para aumentar a cobertura vacinal nos municípios. “Nós buscamos nesta reunião fazer um alinhamento das ações de imunização nos municípios e esclarecer as dúvidas dos profissionais de saúde. Também discutimos com eles estratégias para alcançar o público alvo das campanhas vacinação de Influenza e Sarampo, e ainda informamos sobre modificações no calendário vacinal. Nosso objetivo é conseguir a intensificação das ações de vacinação e aumentar a cobertura vacinal da população”, disse.

A referência em Vigilância em Saúde da Secretária Municipal de Saúde de Cabeceira Grande, Raul Soares Silveira, considerou importante o suporte dado pelo Nuveast em busca de otimizar a cobertura vacinal nos municípios da região.  “É sempre importante para nós essa atualização feita pela equipe da Regional de Saúde. Durante esse encontro discutimos a necessidade de fazer um bom trabalho de monitoramento e a avaliação constante de nossas ações de imunização junto população. Saímos daqui com a expectativa de alcançar nossas metas de vacinação junto aos grupos de risco e evitar os malefícios causados pela influenza e Sarampo em nossos municípios”, observou.

2ª etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo

A segunda etapa está prevista para acontecer no período de 23/3 a 30/6. O público prioritário é a população de 20 à 49 anos de idade.

22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

A campanha está prevista para o período de 23 de março a 22 de maio de 2020. Está direcionada às pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; Gestantes; Puérperas (até 45 dias após o parto); Trabalhadores da saúde; Professores das escolas públicas e privadas; Povos indígenas; Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Forças de segurança e salvamento; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional; Adultos de 55 a 59 anos de idade e Pessoas com deficiência.

Por Antônio Maria Ferreira