A Secretaria Estadual de Saúde, por meio do COES Coronavírus, vem explicar o fluxo de informações da Sala de Situação atualmente, justificando as possíveis divergências entre casos confirmados com conhecimento da imprensa e dados do Boletim diário.

Assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de internação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário que é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

O COES Coronavírus analisa este banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo este trabalho, que é realizado até 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Sendo assim, pode haver diversas situações que atrasam a atualização do banco de dados para produção do Boletim: município ainda não preencheu formulário do RedCap, paciente realizou exame em laboratório particular e o resultado ainda não foi informado para o COES, formulário foi mal preenchido pelo município e necessita de mais informações, etc. Portanto, poderá haver divergências entre o número de casos que é captado pela mídia externa e o número de casos tratados pelo COES-MG.

Por COES Minas Covid-19 | SES-MG